Fatores que influenciam na velocidade das reações químicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Tendo como base a mudança de quantidade ou concentração de um reagente em função do tempo a velocidade de uma reação, podemos entender melhor e até otimizar processos e reações químicas.
Descobrindo e estudando os fatores que influenciam nessa velocidade de reação, obtemos um bem precioso que é o tempo. Este sendo influenciado em uma reação pela temperatura dos reagentes,concentração, a presença de catalisadores e até mesmo a extensão da superfície de contato entre os reagentes.
Onde a temperatura aumenta de forma eficaz a velocidade da reação, devido a propriedades e princípios da energia cinética, proporcionando um menor tempo para obtenção do produto da reação. Temos também a concentração dos reagentes como um fator de grande influência numa reação, poisproporciona um maior número de colisões entre s partículas aumentando assim a velocidade da reação.
Um fator intrigante é o Catalisador, consistindo em uma substância que aumenta a velocidade de uma reação significativamente de forma que não se consome ou se refaz ao fim da reação, influenciando assim apenas na velocidade da reação.


1.2. OBJETIVO

Analisar e aprender a manipular fatores queinfluenciam na velocidade de uma reação.
Materiais e reagentes
Material
Becker de 250 mL
Erlenmeyers
Pipeta conta-gotas;
Pipeta de 5 mL;
Pisseta;
Suporte universal;
Almofariz;
Aquecedor de água;
Termômetro;

Reagentes
Solução de acido oxálico (H2C2O4 . 2H2O) 0,25 mol/L
Solução de acido sulfúrico (H2SO4) 3 mol/L
Solução de permanganato de potássio (KMnO4) 0,01 mol/L
Solução de sulfatode manganês (MnSO4) 1,0 mol/L
Pedra e Pó de sal
2. EXPERIMENTO
1-
- No erlenmeyer titulado como A, pôs-se 5 mL da solução de ácido oxálico e 1 mL da solução de ácido sulfúrico, em seguida pôs-se 4 mL da solução de permanganato de potássio e através de um cronômetro registrou-se o tempo ocorrido da reação, tendo-se o tempo A como: Ta = 9 minutos e 4 segundos.
Onde esse tempo foi tido comoreferência para as próximas reações.
- No erlenmeyer titulado como B, pôs-se 5 mL da solução de ácido oxálico e 1 mL da solução de ácido sulfúrico e acrescentou-se 10 mL de água destilada diminuindo a concentração dos reagentes, em seguida pôs-se 4 mL da solução de permanganato de potássio e através de um cronômetro registrou-se o tempo ocorrido da reação, tendo-se o tempo B como: Tb = 15 minutos e10 segundos. Onde esse tempo, como observado, é maior do que o do experimento A, confirmando assim a influência da concentração na velocidade de uma reação. Como adicionou-se água destilada, a concentração dos reagentes diminuiu, diminuindo também, como esperado, a velocidade da reação.
- No erlenmeyer titulado como C, pôs-se 5 mL da solução de ácido oxálico e 1 mL da solução de ácido sulfúrico eacrescentou-se também 5 gotas de uma solução de sulfato de manganês. Em seguida pôs-se 4 mL da solução de permanganato de potássio e através de um cronômetro registrou-se o tempo ocorrido da reação, tendo-se o tempo C como: Tc = 6 minutos e 2 segundos.
Onde constatou-se que um catalisador influencia na velocidade de reação, aumentando a velocidade da reação e diminuindo assim o tempo necessário.- No erlenmeyer titulado como D, pôs-se 5 mL da solução de ácido oxálico e 1 mL da solução de ácido sulfúrico, em seguida colocou-se o enlermeyer em banho-maria a 60°C aproximadamente durante 5 minutos. Pôs-se em conseguinte 4 mL da solução de permanganato de potássio e através de um cronômetro registrou-se o tempo ocorrido da reação, tendo-se o tempo D como: Td = 26 segundos.
Ondeconstatou-se que a temperatura influencia de forma significativa a velocidade de reação, aumentando a velocidade e diminuindo o tempo de reação, onde por comparação podemos obter que na reação A em temperatura ambiente, a mesma reação durou 9 minutos e 4 segundos.

Para os quatro itens realizados acima a reação é a seguinte:
5H2C2O4 + 3H2SO4 + 2KMnO4 → K2SO4 + 2MnSO4 + 8H2O + 10CO2

O permanganato...
tracking img