Competitividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3360 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
O conceito de competitividade refere-se à capacidade de uma economia de manter taxas de crescimento económico no curto e médio prazo, gerando prosperidade para sua população. Assim, o tradicional conceito de competitividade sectorial ou empresarial avalia como os ambientes económicos, políticos e sociais de um país apoiam a realização de negócios e crescimento das empresas,buscando captar a capacidade de crescimento e desenvolvimento económico de uma nação. Com esta percepção, os estudos de competitividade possuem a grande vantagem de explorarem uma ampla gama de factores de diversas áreas (educação, saúde, câmbio, abertura, etc.) de modo a explicar o grau e as perspectivas de desenvolvimento económico de um país a partir da análise integrada dos dados obtidos.Moçambique está cada vez menos competitivo em matéria de atracção de investimentos. O país precisa de melhorar em várias áreas para levar a economia a um caminho de crescimento e desenvolvimento sustentável, tendo em conta o seu potencial de recursos naturais, e continua com graves problemas no acesso à infra-estruturas básicas, assim como no que se refere à saúde, educação e acesso aos mercados.  
Assimsendo, competitividade pode ser definida como o resultado da eficiência de um conjunto de factores envolventes. Factores, esses, que o presente trabalho pretende abordar com o intuito de posteriormente sugerir possíveis alternativas a se tomar em conta para que se possa implementar novas estratégias que incentivem os investimentos, que no entanto, resultem no crescimento da competitividade.Contudo, referir que as análises que o grupo irá fazer basear-se-á nos resultados que os ranking mundiais e a nível da SADC demonstram, de modo a fazer críticas construtivas e propor as suas próprias sugestões.

2. OBJECTIVOS

3.1. Objectivo geral
O presente trabalho tem como objectivo fazer conhecer os factores que influenciam a competitividade de Moçambique, seja a nível interno comomacroeconómico, de forma a apurar possíveis lacunas e propor sugestões de melhoria. E como a melhor forma de analisar um desempenho é fazendo comparações, verificaremos o que os rankings mundiais dizem sobre o nosso país no que concerne a estes factores.

3.2. Específicos
* Conhecer e analisar os factores estruturais, no que tange ao ambiente de negócio, qualidade de infra-estruturase instituições e o capital humano;
* Conhecer e analisar os factores macroeconómicos, no que diz respeito à taxa de câmbios, taxa de inflação, défice fiscal;
* Demonstrar o que os rankings dizem a cerca desses factores à cima mencionados;
* Identificar os principais constrangimentos à melhoria da competitividade;
* Por fim, propor formas de melhoria desses constrangimentos que severificam.

3. METODOLOGIA

Com objectivo de obter resultados abrangentes, válidos e detalhados, este estudo baseou-se numa abordagem combinando componentes quantitativa e qualitativa.

O método quantitativo foi usado na forma de inquérito estruturado a fim de produzir dados numéricos da avaliação que as empresas fazem sobre determinados factores que influenciam o ambiente de negócios. Oinquérito consistiu na elaboração de um questionário aplicado à 2 empresas tendo como base de selecção as respostas obtidas do inquérito enviado às referidas empresas.
O método qualitativo baseou-se em:
(i) Análise de dados secundários resultantes da revisão bibliográfica que consistiu da consulta de livros, legislação, artigos, relatórios e outros documentos relevantes sobre o tema;(ii) Análise de dados secundários resultante da pesquisa electrónica de publicações científicas relacionadas com tema;
(iii) Entrevista semi-aberta com funcionários do Balcão de Atendimento Único (BAU) que nos forneceram informações importantes no que concerne ao ambiente de negócios, concretamente na fase de constituição de empresas.
(iv) Análise de dados secundários publicados do...
tracking img