Os hebreus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2387 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os Hebreus, ou, a espera da vinda do Messias.

“Os homens não estão atrás de Deus por amor, o que eles querem mesmo são os
milagres.” Dostoievski.

Introdução
A palavra hebreu significa “gente do outro lado do rio”, o rio Eufrates.
Os hebreus são conhecidos como israelitas ou judeus.
Os hebreus tem como forte caracteristica sua crença religiosa, que os distinguem dos demais povosda antiguidade; o judaismo influenciou tanto o cristianismo, quanto o islamismo.
De origem semita (conjunto de povos originários da Àsia ocidental, ao qual pertencem hebreus, assírios, fenicios e arabes); o conhecimento acerca desse povo, vem principalmente dos textos biblicos, através do Antigo Testamento e da arqueologia.
A Bíblia é um conjunto de livros escritos por vários autores(Profetas e Apóstolos) ao longo de vários séculos.
O Antigo Testamento é o conjunto de trinta e nove livros, que forma a primeira parte da Biblia, são as escrituras sagradas do povo judeu, que foram escritos em hebraico ou aramaico, linguas faladas na época. Para os judeus a parte mais importante são os cinco primeiros livros; o Pentateuco, chamado pelos judeus de Torá: Gênesis (Criação, a vida dospatriarcas), Êxodo (estadia no Egito e volta a Canaã), Levítico (prescrições religiosas e culturais), Numeros (senso da população e organização da força material) e Deuteronômio (complemento dos quatro precedentes).
O Antigo testamento foi escrito com base na tradição oral dos hebreus. Consta dele, por exemplo, a interpretação feita por esse povo da origem do mundo e de muitas das normas éticas emorais de sua sociedade. Convém ressaltar, entretanto, que esses textos são repletos de símbolos e sua interpretação é bastante difícil.
Vestigios da civilização hebraica, continua sendo encontrada; através da descoberta de pergaminhos em cavernas proximas ao Mar Morto, em 1947, ali deixados por volta do século I aC; foi possivel saber mais sobre os hebreus.
Segundo alguns historiadores, aprimeira referência aos hebreus ocorre por volta de 1200 a.C., no reinado do faraó Merneptah, na dinastia egipicia. Nessa época, algum povo conhecido como “israelitas” já habitava a região da Palestina no Oriente Próximo.
Segundo a tradição, Abraão, o patriarca fundador da nação hebraica, recebeu de Deus a missão de emigrar para Canaã, à Terra de Promissão; depois chamada de Palestina, onde se localizahoje o Estado de Israel.

Religião e Cultura
A religião hebraica possui dois traços característicos: o monoteísmo e a idéia messiânica.
A maioria dos povos da Antigüidade era politeísta, enquanto os hebreus adotaram o monoteísmo, acreditava em um único Deus, criador do universo, cuja imagem não pode ser representada em pinturas ou estátuas.
A idéia messiânica foi divulgada pelos Profetas,que acreditavam na vinda de um messias, um enviado de Deus para conduzir os homens à salvação eterna.
A religião é uma das principais bases da cultura hebraica e representa a principal contribuição cultural dos hebreus ao mundo ocidental.
O hebraico foi à língua falada pelos israelitas durante vários séculos, após foi substituída pelo aramaico.
Na literatura, o maior legado são os livros bíblicosdo Velho Testamento, dentre os quais se destacam: Proféticos (finalidade de manter o povo fiel ao monoteísmo); Didáticos (dar ensinamentos morais); Salmos (cânticos religiosos de beleza poética); Cântico dos Cânticos (alegoria do amor de Deus ao seu povo) Livro de Jô (o sofrimento do justo); Provérbios (instrução moral); Eclesiastes (acentua a vaidade e a transitoriedade material); Sabedoria(instruções religiosas); Eclesiástico (assuntos de ordem religiosa, moral e social).
Outro evidente florescimento foi na arquitetura, os hebreus construíram belíssimos palácios. A mais famosa edificação foi o Templo de Jerusalém
Apesar de alguns historiadores escreverem sobre uma possivel assimilação da prática religiosa da circunsião praticada pelos hebreus, através dos povos egípicios, não...
tracking img