Monarquia grega

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Monarquia da Grécia

O Reino da Grécia (em grego: Βασίλειον τῆς Ἑλλάδος, Vasílion tis Elládos) foi um estado estabelecido em 1832 na Conferência de Londres pelas Grandes Potências (Reino Unido, França e Império Russo). Foi reconhecido internacionalmente no Tratado de Constantinopla onde também garantiu a independência do Império Otomano, tornando-se o primeiro estado grego completamenteindependente desde a queda do Império Bizantino às mãos dos Otomanos em meados do século XV. Passou por governos provisórios da Guerra de Independência Grega e durou até 1924, quando a monarquia foi abolida pela primeira vez e a Segunda Republica Helénica declarada. O reino foi restabelecido em 1935 e durou até 1974 quando, após uma ditadura de sete anos, a actual Terceira Republica foi instaurada.Casa de Wittelsbach
Oto I da Grécia.

Os gregos tinham-se revoltado contra o Império Otomano em 1821, levando a um conflito que durou até 1829. Desde 1828 a Grécia foi liderada pelo conde Ioánnis Kapodístrias, mas após o seu assassinato em 1831, o país entrou em guerra civil. Foi nesta altura que as Grandes Potências decidiram intervir no país e torná-lo numa monarquia. Na Conferência de Londresde 1832, Grã-Bretanha, França e Rússia ofereceram o trono da Grécia ao príncipe Oto da Baviera de dezassete anos que se tornou no primeiro rei da Grécia. Oto era ainda menor de idade quando chegou ao país, por isso foi um conselho de regência que governou em seu nome até 1835. Nesse ano, Oto iniciou um período de monarquia absoluta no qual escolhei um conselheiro (normalmente da Baviera) para serPresidente do Conselho de Estado e, por vezes, era ele próprio o seu principal conselheiro.
Revolução de 3 de Setembro de 1843

Em 1843 a insatisfação publica com o rei Oto e o seu governo atingiu o seu ponto mais alto e as pessoas começaram a exigir uma constituição. Inicialmente Oto recusou-se a consedê-la, mas assim que as tropas alemãs foram retiradas do reino, iniciou-se um golpe militar.A 3 de Setembro de 1843, a infantaria, liderada pelo coronel Dimitrios Kallergis e o respeitado capitão Ioannis Makriyannis que tinha participado na revolução da independência, reuniu-se na praça em frente do palácio em Atenas. Os rebeldes recusaram-se a sair do lugar enquanto o rei não garantisse uma constituição que assegurasse a participação de políticos gregos no conselho, que convocasse umaassembleia nacional e que o rei agradecesse pessoalmente aos líderes da revolta. O rei cedeu à pressão e às exigências da multidão.
Queda

Enquanto Oto estava de visita a Peloponeso em 1862, iniciou-se um novo golpe de estado e, desta vez, criou-se um Governo Provisório e foi convocada uma Conferência Nacional. Os embaixadores das Grandes Potências exortaram o rei para que não resistisse e este,juntamente com a sua esposa, a rainha Amália, refugiaram-se num navio de guerra britânico e regressaram à Baviera da mesma forma que Oto tinha chegado à Grécia, a bordo de um navio militar britânico, levando consigo as insígnias reais gregas que tinha trazido da Baviera em 1832. Foi já sugerido que, se Oto e Amália tivessem tido um herdeiro, não tinham sido destituídos, visto que a questão dasucessão também era um grande problema na altura.[1] Contudo, também é verdade que a Constituição de 1843 garantia a sucessão de Oto através dos seus dois irmãos mais novos e dos seus descendentes.
Casa de Glücksburg
O rei Constantino I da Grécia com os seus filhos, incluindo três futuros reis da Grécia: Alexandre I, Jorge II e Paulo I.

Após a deposição do rei Oto em 1862, foi eleito o príncipeGuilherme da Dinamarca de dezassete anos para governar a Grécia como monarca constitucional, passando a ser conhecido por Jorge I. Reinou durante cinquenta anos e o seu reinado é conhecido por ter alargado as fronteiras gregas (após a sua ascensão ao trono a Grã-Bretanha cedeu as Ilhas Jónicas à Grécia), pelo progresso económico e pelo reconhecimento de que o líder do governo devia ser aquele...
tracking img