Compare as respostas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (919 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A. INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E SABEDORIA:
* Informação: Dados;
* Conhecimento: ação de aprender, de conhecer;
* Conhecer: formar uma representação adequada de um objeto;
* Conhecimento– Senso Comum: superficial; assistemático; resultante do uso espontâneo da razão, isto é, não refletido da razão; fruto do hábito, das crenças e das tradições; aceita passivamente e mecanicamente asidéias; hereditário; acrítico.
* Conhecimento – Científico: radical; rigoroso; sistemático; elabora juízos de realidade (explica “como é” o objeto, isto é, como os fenômenos ocorrem, quais as suasrelações e, consequentemente, como prevê-los); recorta o real; particulariza o real.
* Conhecimento – Filosófico: radical; rigoroso; sistemático; elabora juízos de valor (explica “como deveriaser”, isto é, vai além do como é, propõe mudanças); crítica; promove reflexão de conjunto (análise que examina os problemas relacionando os diversos aspectos entre si), interdisciplinar (análise onde seestabelece o elo entre as diversas expressões do saber e do agir).
* Sabedoria: decisões refletidas que visam buscar um caminho para o bem viver; a sabedoria pode ser resultante de qualquerconhecimento; “Querer é comprometer-me a perseverar na minha vontade” – Simone de Beauvoir; “Procura do sentido, procura do centro, tomada de consciência da autenticidade pessoal, não sem angustia nemsofrimento” – Georges Gusdorf.

B. PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?
* A Filosofia não é útil, isto é, não visa atender uma aplicação imediata, alteração imediata de ordem prática.
* AFilosofia é necessária, isto é, possibilita o ser humano capaz de superar a situação dada e repensar o pensamento e as ações que ele desencadeia, o indivíduo abre-se para a mudança, metamorfose.
* Aofilósofo incomoda o imobilismo das coisas feitas e muitas vezes ultrapassadas.
* A Filosofia é perigosa.
* A Filosofia pode desestabilizar o “status quo” ao se confrontar com o poder....
tracking img