3 Grupo de cations

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3 GRUPO DE CATIONS.

Foi adicionado em um tubo de centrifuga, cerca de 1,5mL de solução problema que em seguida foi reagido com 3 gotas deNH4Cl saturado e 10 gotas de NH4OH, a mistura foi aquecida com cuidado e levada a centrifuga, onde permaneceu de 2 a 3 minutos.
O sobrenadante 1 é composto dos cátionsdos grupos a seguir :
O precipitado 1 contem Fe(OH)3 , Al(OH)3,Cr(OH)3 e Mn(OH)2,que foi lavado e adicionado 10 gotas de NaOH e 7 gotas de H2O2 de 20 volumes. Agitou-secuidadosamente, e novamente foi levado ao aquecimento e centrifugado.
Já o precipitado 2 contem Fe e Mn, este que por sua vez foi lavado duas vezes, e sofreu aadição de 10 gotas de H2SO4 diluído. Foi agitado e centrifugado. O precipitado de cor negra contem Mn+2,que sofreu dissolução ao ser adicionado a H2O2 a 20 volumes e seraquecido. A solução com o sobrenadante que contem Fe+3 desta etapa foi colocada em um tubo de ensaio e acrescentou-se a ela gotas de [Fe(CN)6]-4,o que resultou em umprecipitado de cor azul, caracterizando a presença de Fe+3 na amostra.
O sobrenadante 2 contem AlO-2 e CrO-2,no qual foram adicionados 15 gotas de HCL diluído, e 10 gotas deNH4OH, a solução foi levada até o aquecimento, e centrifugada logo em seguida.
O sobrenadante 3 de cor amarela, indicando assim que na amostra continha Cr+3,teveadicionado a ele 15 gotas de C2H4O2 e cristais de sais de Ba+, resultando na formação de um precipitado amarelado e fino, caracterizando o Cr+3.
O precipitado 3 por sua vez,contem Al+3, que foi lavado e acrescentado 10 gotas de HCl diluído e solução de aluminon, no qual foi obtido a formação de uma laca vermelha caracterizando o Al+3.
tracking img