Comparativo entre a teoria do leque das ausências e o filme "apocalipto"

Páginas: 2 (371 palavras) Publicado: 19 de setembro de 2012
Segundo a teoria do leque das ausências, onde se fala que, uma determinada civilização, vê outra de um ponto de vista inferior a sua, sem religião, sem cultura, sem política, ou seja, sem nada. Essateoria é plenamente aplicável nos parâmetros do filme Apocalipto, onde sua história se passa em meados do século XVI.
A história começa com a caçada voraz do povo Maia, a uma tribo indígena daregião, tribo essa que tem seus costumes, suas crenças, mais que não são respeitadas ou vistas como cultura pelos Maias. O que acontece é que os Maias as margens de uma crise, com escassez de água, comida,plantações morrendo, e doenças afetando a sua comunidade, se vêem a ter uma única solução, praticar um ritual de sacrifício para um “Deus” que iria salva-los de sucumbir. Então, esse é o objetivo dosMaias, para com a tribo atacada, servirem de sacrifício para o seu “Deus”.
Passado daí, todo sacrifício, onde o povo da tribo não teve nenhuma importância para os olhos do povo Maia, eles só eramvistos como uns animais, seus sobreviventes, que eram estes levados a uma espécie de salvação, que na verdade só se daria se eles conseguissem sobreviver a uma “arena de jogos” onde os seus caçadoresiriam novamente brincar com suas vidas, matando e torturando todos eles como divertimento.
Mesmo assim um deles consegue fugir, com um único intuito, salvar sua mulher e seus filhos, que foramdeixados para trás, o que se segue a seguir é uma caçada selvagem, onde resulta no encontro do povo Maia com os Espanhóis, que ali chegavam e veriam da mesma forma, os Maias como eles viam a tribo do jovemsobrevivente e sua família.
A idéia que se tem ai é que, não importa o quanto você ache que sua cultura seja superior, sempre irá existir uma civilização que ira pensar isso, e sempre ira ter esseciclo. Outro fato interessante é essa pequena família sobrevivente da tribo, que vemos que essa teoria imposta não se cabe nos parâmetros antropológicos, pois onde se achava que uma civilização sem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Leque das Ausências do filme Apocalypto
  • Leque das ausências
  • Resenha e comparativos de filmes
  • Teorias interacionistas quadro comparativo
  • Quadro comparativo teorias da administração
  • quadro comparativo teorias administrativas
  • quadro comparativo teorias da administraçao
  • Quadro comparativo Teoria da administração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!