Ditadura no brasil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1023 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ditadura no Brasil
16/09/2010 - Igor
INTRODUÇÃO
O trabalho que será apresentado terá como principal motivos, mostrar como foi a ditadura se ela trouxe benefícios para nosso país.

Por ser de grande ser de grande curiosidade conhecer quais as consequências dessa maneira de governo.

Também com o que foi dito este trabalho terá o objetivo de mostrar os jovens qual a história de seu país,como a corrupção já existia há muito tempo.


DITADURA NO BRASIL

DITADURA MILITAR NO BRASIL

O golpe militar de 1964
O Golpe Militar de 1964 no Brasil, aconteceu exatamente em 31 de março de 1964, o golpe militar interrompeu o governo do presidente João Belchior Marques Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido eleito democraticamente, aí começava a ditadura.


Principaisconsequências:
Os soldados armados de fuzis prendiam milhares de pessoas: dirigentes populares, intelectuais, políticos democratas. A UNE foi proibida e seu prédio, incendiado. A CGT, fechada. Sindicatos invadidos à bala. Nas escolas e universidades, professores e alunos progressistas expulsos. Os jornais foram ocupados por censores e muitos jornalistas postos na cadeia. A ordem era calar a boca dequalquer oposição.

Os políticos que não concordaram com o golpe, geralmente do PTB, tiveram seus mandatos cassados. Ou seja, perderam seus direitos políticos por dez anos. O primeiro cassado inimigo número um do regime, foi Luís Carlos Prestes. O segundo foi o ex-presidente João Goulart. Depois, veio uma lista de milhares de pessoas que foram demitidas de empregos públicos, presas, perseguidas,arruinadas em sua vida particular. Juscelino e Jânio também perderam seus direitos, para que não tentassem nenhuma aventura engraçadinha na política.

Para espionar a vida de todos os cidadãos, foi criado em 1964 o SNI (Serviço Nacional de Informações). Havia agentes secretos do SNI em quase todos os cantos: escolas, redações de jornais, sindicatos, universidades, estações de televisão.Microfones, filmes, ouvidos aguçados. Bastava o agente do SNI apontar um suspeito para ele ser preso. Imagine o clima numa sala de aula, por exemplo.


Modo de governar
O novo governo passou a governar por decreto, o chamado AI (Ato Institucional) O presidente baixava o AI sem consultar ninguém e todos tinham de obedecer. O AI-1 determinava que a eleição para presidente da República seria indireta.Ou seja, com O Congresso Nacional já sem os deputados e senadores incômodos, devidamente cassados, e um único candidato.Em 15 de abril de 1964 era anunciado o primeiro general-presidente, que iria nos governar o Brasil segundo interesses do grande capital estrangeiro nos próximos anos: Humberto de Alencar Castello Branco.

Tranqüilos com a vitória, os generais nem se importaram com as eleiçõesdiretas para governador em 1965.Pois eles achavan que o povo brasileiro havia entendido o recado, e ia seguir o regime. Estavam errados.Em Minas Gerais venceram políticos ligados ao ex-presidente Juscelino Kubitschek. Mostra clara de que alguns meses depois do golpe ainda tinha muita gente que não apoiava o regime. Pois bem, os militares reagiram. Alguns dias depois das eleições desastrosas, foibaixado o AI-2, que acabava em definitivo com as eleições diretas para presidente da República. Agora, o presidente seria “eleito” indiretamente, ou seja, só votariam os deputados e senadores. Voto nominal e declarado, ou seja, o deputado era chamado lá na frente para dizer, no microfone, se votava ou não no candidato do regime. Quantos teriam coragem de dizer, na cara dos ditadores, que nãoaprovavam que o ditador fosse presidente, e caso algum dizer que não poderia ser preso ou até morto.


A economia durante a ditadura
Durante o início da ditadura militar o Brasil vinha passando por mals bucados em sua economia, para ter ideia o Brasil chegou há ter uma divida externa superior aos 90 bilhões de dólares.

No início do Regime Militar a inflação chega a 80% ao ano, o crescimento do...
tracking img