Companhias brasileiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Companhias de comércio no Brasil
* Companhia Geral do Comercio do Brasil
Criada por inspiração do Padre Antonio Vieira 1647. Tratava se de uma empresa monopolizadora, que visava construir paracom a resistência aos invasores de território brasileiro.
Garantia transporte seguro de açúcar para o continente Europeu. Tinha como função principal também, o fornecimento de escravos trazidos daÁfrica para o nordeste brasileiro.
* Companhia Geral do Grão do Pará e Maranhão
Organizada em 1755 por comerciantes portugueses e com apoio de Pombal fundado para desenvolver a agricultura e tambéma atividade comercial.
Disposta de uma poderosa tropa de navios a qual incluía navios de guerra. O monopólio abrangia a exportação e importação do Estado do Maranhão. Organizava frotas mercantesentre a Europa e o Maranhão. Foi dissolvida em 5 de janeiro de 1778, pelos problemas que causou na perseguição aos seus opositores, entre os quais os jesuítas, comerciantes e outros adversários.
*Companhia do comercio do Estado do Macarrão
Criado em 1682. Tinha como objetivo principal de introduzir a mão de obra africana no Estado Maranhão, pois os jesuítas se opunham à escravização do índio.Fundada em 1682 em caráter de exclusivo comercial, destinava a fomentar a agra manufatura de açucare o cultivo de algodão, através do fornecimento de crédito e de escravos africanos aos produtores daregião, assegurando o transporte em segurança daqueles gêneros em segurança para Europa. Entre o privilegio de que beneficiava, além do monopólio do comercio com o Estado do Maranhão por 20 anos,descartaram a isenção de impostos, um juízo privado, a via executiva para a cobrança de suas dividas e a liberdade de descer de sertão maranhense os indígenas que desejasse para têlos ao seu serviço.
Acompanhia foi acusada de desvalorizar os gêneros que deveria adquirir, cobrando em excesso pelas mercadorias da metrópole, além de não disponibilizar os escravos africanos conforme acordado, as...
tracking img