Desenvolvimento economico local

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO LOCAL UM BREVE HISTÓRICO 4
2.1 PILARES DO DESENVOLVIMENTO LOCAL EM TEÓFILO OTONI 5
2.1.1 Características do Plano Estratégico Regional 6

3 ANÁLISE DO TEXTO GESTÃO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL 7
3.1 EXPONDO OPINIÕES DIVERGENTES 7
3.1.1 Opiniões Divergentes no Contexto Filosófico 7

4 CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

1 INTRODUÇÃO
A análise dasconsequências da crise dos Estados nacionais e reestruturação capitalista, que impulsionaram a busca de novas vertentes econômicas, fortalecendo a implementação ações que incentivaram desenvolvimento econômico local.



2 DESENVOLVIMENTO LOCAL UM BREVE HISTÓRICO
A reestruturação capitalista teve seu início em 1970, intensificando e desenvolvendo-se entre as décadas de 1980 e 1990, mas osimpactos de suas consequências foram vivenciados com maior ênfase, após os anos 2000. Alguns avaliam essa reestruturação apenas do ponto de vista econômico, mas durante esse período houve uma revolução interna no trabalhador – enquanto ser humano – na qual, não apenas, novas perspectivas de trabalhos eram almejadas, mas novos valores e conceitos humanos foram buscados.
No início de 1970 as empresas jáse deparavam com muitas dificuldades de manter os mesmos padrões do regime de acumulação fordista. Os métodos de trabalho, as políticas de remuneração e as relações de trabalho começaram a gerar grande insatisfação nos trabalhadores, comprometendo a produção. As empresas, em resposta a essa crise, investiram em novos métodos de desenvolvimento organizacional e avanço tecnológico, gerando assimnovas formas de trabalho e de desenvolvimento do trabalhador.
Neste cenário, grandes empresas começaram a buscar novos locais para desenvolver suas atividades, gerando assim a crise dos Estados, na qual iniciou uma guerra fiscal entre países e entre os estados de um mesmo país, como acorreu década de 1990, na qual os Estados brasileiros disputavam entre si pelos poucos investimentos produtivosoferecidos por empresas nacionais e internacionais.
A população por sua vez sentia claramente as consequências desta crise e o Estado que até então era o único interventor e regulador das atividades econômicas do país, passou a adotar a política neoliberal para resolver a crise, as consequências dessa postura evidenciou ainda mais as desigualdades socioeconômicas. Como alternativa a diminuir oimpacto da crise reinterou o apoio ao desenvolvimento da Economia Solidária, buscando o desenvolvimento local, por meio de cooperativas que procuram explorar os bens e recursos naturais de varias regiões brasileiras, convergindo para o desenvolvimento socioeconômico da população.
Hoje o Brasil desenvolve diversas políticas de incentivo ao desenvolvimento local, como a promoção da sustentabilidade deespaços sub-regionais que promove a implantação de novo modelo de gestão em espaços regionais, a inserção econômica de sub-regiões que visa o adensamento de potencialidades produtivas regionais e a capacitação de comunidades para organização produtiva e inserção econômica, fomento para a criação de cooperativas regionais, gerando a dinamização econômica do espaço regional, com o auxílio de fundosde desenvolvimento regional como o FNDR (Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional), BNDS (Banco Nacional do Desenvolvimento), SEBRAE, dentre outros.
2.1 PILARES DO DESENVOLVIMENTO LOCAL EM TEÓFILO OTONI
Teófilo Otoni está localizada no nordeste do estado de Minas Gerais, possui 134.745 mil habitantes, com uma área de 3.242km².
O governo municipal tem evidenciado interesse em efetivar açõesque fomentem o desenvolvimento econômico local. A população e ONGS também investem no aproveitamento das potencialidades naturais da região e talentos da população. Hoje os principais pilares da economia de desenvolvimento local na cidade de Teófilo Otoni são:
- Lapidação e comércio de pedras preciosas;
- Cultivo de plantas ornamentais;
- Criação de gado leiteiro e de corte;
- Artesanato...
tracking img