Comodities

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo o estudo de Commodities.
O Brasil é um grande produtor e exportador de commodities. A Palavra commodities, significa mercadoria em inglês, e pode ser definido, principalmente minérios e gêneros agrícolas, que são produzidos em larga escala e comercializados em nível mundial.


COMMODITIES

Palavra Inglesa que pode ser definida comomercadoria. Termo que designa um tipo particular de mercadoria em estado bruto, primário. São negociadas, e seus preços são definidos em nível global, pelo mercado internacional.
As commodities são utilizadas para indicar um tipo de produto, genericamente agrícola ou mineral, de grande importância econômica nas relações comerciais internacionais, sendo amplamente negociado entre exportadores eimportadores no mercado financeiro.
São produzidas por diferentes produtores e possuem características uniformes. Geralmente, são produtos que podem ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade. Caracterizam por não ter passado por processo industrial, geralmente matérias-primas.
Tipos de commodities:
- Commodities agrícolas: soja, suco de laranja congelado, trigo,algodão, borracha, café.
- Commodities minerais: minério de ferro, alumínio, petróleo, ouro, níquel, prata.
- Commodities financeiras: moedas negociadas em vários mercados, títulos públicos de governos federais.
- Commodities ambientais: créditos de carbono
As principais commodities produzidas e exportadas pelo Brasil são: petróleo, café, suco de laranja, minério de ferro, soja e alumínio. O paísse beneficia do comércio destas mercadorias, mas, se torna dependente dos preços estabelecidos internacionalmente. Quando há alta demanda internacional, os preços sobem e as empresas produtoras lucram muito. Quando há recessão mundial, as commodities se desvalorizam, prejudicando os lucros das empresas e o valor de suas ações negociadas em bolsa de valores.

COMMODITIES AGRÍCOLAS

AsCommodities Agrícola vêm apresentando desempenho positivo nos últimos anos, alternando períodos de crescimento e redução de preços. A oscilação nas cotações leva em consideração fatores como clima, previsão, colheita de safras, os estoques e movimentações especulativas nas Bolsas de Mercadorias.
Títulos correspondentes a negociações com produtos agropecuários, e outros produtos primários nas Bolsas deMercadorias. Negócios referentes à entrega futura de mercadorias, não significando necessariamente que há movimento físico de produtos nas Bolsas. O que negocia são contratos.
Produtos semi processados e processados que têm origem na produção agropecuária ou atividades de mineração são tipos também classificados como commodities. Exemplos de commodities brutas de origem agropecuária, algodão,amendoim, cereais, borracha, madeira cortada, entre outros.
Commodities processada são aquelas que contam com algum grau de processamento industrial, destinada ao consumidor final ou para uso em outro segmento industrial, exemplos de commodities processada: farelo em geral, óleo de soja, fios de algodão, carnes em geral, madeira, celulose, suco de laranja concentrado e congelado e produtos do refinodo petróleo e outros.
O açúcar é um produto de consumo básico e uma commodity essencial produzida em várias partes do mundo. O açúcar é feito a partir da cana-de-açúcar e da beterraba, sendo que a cana-de-açúcar é responsável por mais de 70% da produção mundial total de açúcar. A fabricação do açúcar passa por processos industriais e agrícolas, e sua produção requer o uso intensivo de mão-de-obrae de capital.
O aumento do consumo de açúcar levou a um aumento na produção da cana-de-açúcar em todo o mundo. O consumo de açúcar continuará aumentando devido ao crescimento da população, do poder de compra dos consumidores em diversas regiões do mundo, do consumo de alimentos processados em todo o mundo resultante da migração da população das áreas rurais para as urbanas, e do consumo de...
tracking img