Resenha do filme 12 homens e 1 setenças

402 palavras 2 páginas
Universidade da Amazônia - UNAMA
Instituto de Ciências Jurídicas - ICJ

Aluno: Eliezer Moraes de Oliveira Neto

Resenha do filme 12 Homens e 1 Sentença (12 Angry Men)

O filme relata/mostra a união de 12 jurados para decidir o futuro de um jovem de 18 anos, que é acusado de ter matado o próprio pai. O filme se passa em dois cenários distintos, o da audiência e o da sala da reunião dos jurados, onde é cercado de várias discussões inteligentes sobre o homicídio.
Diferentemente do Brasil e de outros países e uniões, a decisão colocada nas mãos de jurados norte-americanos tem que ser unânime, ou seja, todos tem que entrar em um consenso. Em caso de dúvida ou discordância dos jurados, a inocência tem que prevalecer, para que não seja feita nenhuma injustiça com o réu.
No começo do filme, 11 dos 12 jurados, são a favor da condenação do jovem, mas um não é a favor, é o arquiteto Davis. A partir daí vemos uma série de discussões e imposições feitas por Davis. Ele põe em análise cada uma das provas apresentadas pela promotoria, cada detalhe dos depoimentos prestados pelas testemunhas, cada objeto, fato ou circunstâncias ligados à cena do crime, ao ambiente.
Durante o tempo em que tenta convencer os demais jurados, são reveladas as características e particularidades, enfim, a história de cada um deles, mostrando o que está levando eles a julgarem o jovem culpado, mostrando as suas opiniões cheias de preconceitos. Com diferentes idades e condições sociais, os jurados se apresentam de diferentes formas, características e personalidades que são dotados e que são recrutados para decidir a vida ou a morte do jovem réu.
Davis provoca o senso crítico de cada um do corpo de jurados com persuasão. Ele vê a resistência de cada um deles, mas aos poucos um a um vão sentido a insegurança de julgar o jovem culpado. Com a insegurança e com várias personalidades diferentes, surgi às emoções e conflitos entre os mesmos.
O filme se passa dentro de uma sala fechada, quente e

Relacionados

  • direito
    32470 palavras | 130 páginas