Comodities

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1243 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução
Commodity é uma mercadoria ou bem econômico. Expressão atribuída a bens comerciáveis, como produtos agro-pecuários e recursos naturais. Os produtos são produtos em estado bruto ou com um grau muito pequeno de industrialização, produzidos em escala mundial e de grande importância econômica internacional porque são amplamente negociados entre importadores e exportadores. (…) O quetorna as commodities muito importantes na economia é o fato de que, embora sejam mercadorias primárias, possuem cotação e “negociabilidade” globais. ( Martins)
Para facilitar o entendimento de uma Commodity, segue abaixo uma lista dos tipos e exemplos da mesma.
• Agrícola. Ex. café, trigo, soja, milho;
• Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos;
• Mineral. Ex. ouro; petróleo.
•Ambiental. Ex. água, créditos de carbono
• Recursos energéticos. Ex. energia elétrica. .(Serrat)

2- Revisões bibliográficas
2-1 Commodities agrícolas- milho
O milho pertence a família das poáceas (antiga família das gramíneas). É uma espécie anual, estival, cespitosa, ereta, com baixo afilamento, monóico-monoclina, classificada no grupo das plantas C-4, com ampla adaptação a diferentescondições de ambiente. Para expressão de seu máximo potencial produtivo, a cultura requer temperatura alta, ao redor de 24 e 30°C, radiação solar elevada e adequada disponibilidade hídrica do solo. (Orama)
As espiguetas masculinas são reunidas em espigas verti ciladas terminais. O grão do milho é um fruto, denominado cariopse, em que o pericarpo está fundido com o tegumento da semente propriamentedito. As espiguetas femininas se soldam num eixo comum em que várias ráquis estão reunidas (sabugo) protegidas por brácteas (espiga de milho). A flor feminina apresenta um único estigma (barba-do-milho). (Orama)
A importância econômica do milho é caracterizada pelas diversas formas de sua utilização, que vai desde a alimentação animal até a indústria de alta tecnologia. Na realidade, o uso do milhoem grão como alimentação animal representa a maior parte do consumo desse cereal. Cerca de 70% da produção mundial, 50% da produção dos Estados Unidos e 70-80% da produção brasileira de milho é destinada para a alimentação da cadeia produtiva de suínos e aves. (Orama)
A utilização do milho na alimentação humana (grão e farinha), apesar de pouco representativa percentualmente, é bastanterelevante em regiões de baixa renda. Em países como o Brasil (região nordeste) e o México, o milho é o ingrediente básico da dieta da população. O amido - o principal componente deste grão - é utilizado pela indústria na produção de plástico biodegradável. (Orama)

2-2 Recursos pesqueiros- crustáceos
Os crustáceos são animais artrópodes que possuem umacrosta protegendo o corpo em sua maioria animais aquáticos e de respiração branquial. São de grande importância a cadeia alimentar, pois servem de alimento aos peixes e outros animais maiores. Seu corpo é divido em: cabeça com dois olhos, dois pares de antenas, um par de mandíbulas e dois pares de maxilas; e o abdome. A parte interna do seu corpo é constituída por aparelho digestivo, câmara cardíaca,aparelho circulatório, aparelho excretor, aparelho respiratório, sistema nervoso e órgãos sensitivos. (fiocruz)
Os crustáceos são divididos em dois grupos:
Decápodes - São crustáceos que possuem dez patas. Geralmente, as duas patas dianteiras são modificadas e bem desenvolvidas para captura de alimentos.
Os principais representantes dessa classe são os camarões, caranguejos, lagostas e siris.Isopores - apresentam numerosas patas e todas semelhantes.
O principal representante desse grupo é o Tatuí. (fiocruz)

2-3 Mineral- petróleo
O petróleo é uma substância oleosa, inflamável, geralmente menos densa que a água, que apresenta um odor característico e...
tracking img