Como o trabalho transforma a paisagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
Poluição: repensando esse circulo vicioso que atinge a RMGSP




[pic][pic]







Índice

Importância da água na vida dos seres vivos....................................01

Fontes e mananciais de São Paulo........................................................02

Degradação Ambiental X urbanização e industrialização..03

A água como veículo de doença e sua relaçãocom a mortalidade infantil.......................................................................................................04

Texto final................................................................................................05

Bibliografia...............................................................................................1001
Importância da água na vida dos seres vivos

A água é muito importante para os seres vivos. Pois além dela representar cerca de 70% da massa do corpo humano, ela está presente na fotossíntese das plantas, na nossa alimentação/economia (agricultura- O uso da água deverá aumentar nos próximos anos) e diversos outros itens importantes para a nossa sobrevivência.
Mas no Brasil possuiapenas cerca de 12 % da água doce disponível no mundo e nos últimos 15 anos a oferta de água limpa disponível/habitante diminuiu 40%.Fazendo com que 50% da população brasileira não tenha acesso a água tratada.























02
Fontes e mananciais de São Paulo

Os mananciaissão fundamentais para garantir a água da fonte até as torneiras de nossas casas. A cidade de São Paulo possui cerca de 8 sistemas produtores de água- que produz cerca de 65 mil litros de água por segundo (que totalizam 5,6 bilhões de litros de água por dia)- para abastecer 18 milhões de habitantes.
Alguns mananciais da cidade são: O sistema Cantareira (que está a mais de 70 km do centro de SãoPaulo e conta com 6 represas interligadas por túneis), a Guarapiranga (possui 100 anos) e a Billings (possui 60 anos). Mas esses sistemas já apresentam sérios problemas para garantir água em quantidade e qualidade adequada para a população.
Para a preservação e melhoria desses mananciais o Governo do Estado e a Prefeitura de São Paulo assinarão um convênio de cooperação mútua, que promete sero início de um conjunto de intervenções integradas para a região, tendo como principal componente a fiscalização e aumento da presença do governo na região. A Sabesp, responsável pelo saneamento da região, também promete apresentar um plano de investimentos para diminuir o despejo de esgotos nas represas.
Além desses acordos também possui algumas leis como:
• Lei 7663/91 - estabelecenormas de orientação à Política Estadual de Recursos Hídricos bem como ao Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos.
• Lei 9866/97 - Dispõe sobre diretrizes e normas para a proteção e recuperação das bacias hidrográficas dos mananciais de interesse regional do Estado de São Paulo.
• Lei 12183/05 - Dispõe sobre a cobrança pela utilização dos recursos hídricos do domínio do Estadode São Paulo.
• Lei 12233/06 - Define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais da Bacia Hidrográfica do Guarapiranga.



03
Degradação Ambiental versus urbanização e industrialização


A urbanização é um aumento da população urbana frente a população rural,ela sofreu várias mudanças historicamente, como a evolução do capitalismo (especialmente na fase industrial).
Já aindustrialização é um processo sócio- econômico que visa transformar uma área da sociedade inicialmente ultrapassada em uma fonte de maior riqueza e lucro. Gera uma gradual urbanização e crescimento demográfico na região em que ocorre. Suas principais características são: grande aumento na divisão de trabalho, grandes progressos em produtividade industrial e agrícola e crescimento rápido da renda...
tracking img