Estudo disciplinares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1135 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDOS DISCIPLINARES - ED
Exercício 1 - (2)
Segundo Terezinha Rios (2002) “o conceito de qualidade é totalizante, abrangente, multidimensional. É social e historicamente determinado porque emerge em uma realidade específica de um contexto concreto”. Neste sentido podemos afirmar que uma análise crítica da qualidade deve considerar os seguintes aspectos:
I. Articulação dos aspectostécnicos e pedagógicos aos de caráter político-ideológico.
II. Unificação dos aspectos religiosos e as normas morais.
III. Superação dos aspectos técnicos em detrimento do caráter político-ideológico.

As afirmativas corretas são:

a) As afirmativas II e III estão corretas;      
b) Somente a afirmativa I está correta;
c) As afirmativas I e II estão corretas     
d) Somente aafirmativa III está corretas.
e) As afirmativas I e III estão corretas
Exercício 2 - (3)
Observe o quadrinho abaixo, leia a questão e responda o que se pede.

 “Ilustração da História em Quadrinhos "Programa 5s - A Caminho da Qualidade!”(www.gibiosfera.com.br - Acesso em 12.09.2011)
A imagem acima mostra uma ilustração do Programa de Qualidade Total adotado por empresas nacionais. A idéiade qualidade total foi desenvolvida no Japão nos anos de 1950 e, instalada no Brasil, a partir dos anos de 1980. Este programa desenvolveu a idéia de organização empresarial através das seguintes palavras de ordem: eficiência, controle e competitividade.  Em relação à educação podemos observar que este programa:
      I.    Atingiu primeiramente as escolas particulares, mas ganhou também aatenção de sistemas públicos de ensino, apresentando-se como uma alternativa para a superação dos problemas enfrentados nas escolas.
     II.    Foi amplamente divulgado e aceito pelos educadores, visto que, a idéia de qualidade total passa pela construção do espaço público da escola, de reconhecimento das diferenças e dos direitos iguais nas diferenças.
I. Surtiu efeitos indesejados para algunseducadores, que viram neste programa aspectos negativos, já que, era “exportado do mundo empresarial” e, portanto, reforçador dos valores do sistema capitalista.

As afirmativas corretas são:

a) As afirmativas II e III estão corretas      
b) Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas
d) Somente a afirmativa III está correta
e) As afirmativas Ie III estão corretas
Exercício 3 - (4)
Observe o texto a seguir:
“... O discurso competente confunde-se, pois, com a linguagem institucionalmente permitida ou autorizada, isto é, com um discurso no qual os interlocutores já foram previamente reconhecidos como tendo o direito de falar e ouvir, na qual as circunstâncias já foram predeterminadas para que seja permitido falar e ouvir e, enfim,no qual o conteúdo e a forma já foram autorizados segundo os cânones da esfera de sua própria competência”. (Chauí: 2000).
De acordo com Rios (2002), com a consideração do discurso competente como discurso do conhecimento, podemos afirmar que a competência se reveste de:
I. Caráter ideológico, cujo papel é o de dissimular a existência da dominação na sociedade dividida e hierarquizada em quevivemos.
II. Competência privada, identificada como um modelo sustentado pela “linguagem do especialista que detém os segredos da realidade vivida”.
III. Caráter democrático, pois procura trazer para os sujeitos sociais e suas relações, as ideias e valores da racionalidade e neutralidade científicas.

As afirmativas corretas são:

a) As afirmativas II e III estão corretas.
b)Somente a afirmativa I está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa III está correta
e) As afirmativas I e III estão corretas
Exercício 4 -. (7)
De acordo com Perrenoud (1997): “a noção de competência tem múltiplos sentidos”. Dentro desta discussão podemos afirmar que as competências utilizam, integram e mobilizam conhecimentos diferenciados...
tracking img