Como usar o jornal na sala de aula

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5080 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INSTITUTO DE ESTUDOS E PESQUISAS VALE DO ACARAÚ - IVA
CURSO LICENCIATURA EM HISTÓRIA





MARIA ROSANA DE SOUSA







COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA





















RERIUTABA-CEARÁ
2012


MARIA ROSANA DE SOUSA










COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA






Artigo apresentado ao Curso deLicenciatura em História da Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, como requisito principal à obtenção do título de Licenciada em História, sob a orientação da Professor Francisco Maurigélbio Estevão Gomes.








RERIUTABA-CEARÁ
2012
MARIA ROSANA DE SOUSA




COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA




Artigo apresentado à Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA, como requisitoprincipal à obtenção do título de Licenciada em História.


Aprovado (a) em _____/_____/_____


COMISSÃO EXAMINADORA
___________________________________
Prof. Orientador Francisco Maurigélbio Estevão Gomes
Instituto de Estudos e Pesquisas Vale do Acaraú-IVA

____________________________________
Prof(a) Avaliador
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA____________________________________
Prof(a) Avaliador
Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA








Reriutaba____ de___ de 2012
COMO USAR O JORNAL NA SALA DE AULA

Maria Rosana de Sousa.1

Francisco Maurigélbio Estevão Gomes.2


Resumo: O presente artigo tem por objetivo apresentar uma proposta metodológica para o ensino de História, direcionando ao 2º ano “F” do ensino médio, da Escola CoronelAlfredo Silvano-anexo em Amanaiara. O mesmo sugere uma proposta metodológica crítico reflexivo de forma contextualizada e multidiciplinar para a construção do conhecimento histórico, com o uso de jornais nas aulas de História; iremos analisar o que o aluno e professores pensam dessa nova metodologia e se realmente é possível aprender história com o uso de jornais, uma vez que este está cheio deinformações do nosso dia a dia . outro ponto que será analisado se ele é formador de leitores experiência e críticos.Será analisado pensamento de algumas autores de livros e artigos acadêmico e artigo de revista sobre o uso do jornal nas aulas de história o que acham como deve ser trabalhado essa nova metodologia uma que a historiografia tem se mostrado mais aberta, ao aceitar novas fontes e novas linguageme métodos para se fazer historia.


Palavras – chaves: ensino de Historia; metodologia; jornais.




1. INTRODUÇÃO


Hoje em dia é comum se ouvir falar do uso de novas metodologias em salas de aula e toda e qualquer ação metodológica inovado terá praticamente o mesmo fim, cabe ao professor analisar se os seus procedimentos metodológicos adotados condizem com o seu conceito de históriae de sua atuação pedagógica junto a seus alunos.


Propomos uma prática metodológica do ensino de História, que não é original mas tão pouco apresenta um caráter definitivo mas, é uma das grandes possibilidades de como ensinar História. Assim, no presente artigo será apresentado uma nova metodologia junto aos alunos do 2º ano F da Escola Cel. Alfredo Silvano anexo em Amanaiara distrito deReriutaba, com o objetivo de sugerir a realização de uma proposta de como usar o jornal em sala de aula, com objetivos específicos de levar os alunos a conhecer a grande variedade de informações que há em jornais, conscientizá-los de que a linguagem pode mudar o sentido de uma informação conforme a escolha que se faça das palavras que as compõem na ordem da frase e de sua estrutura e principalmentecompreender os principais acontecimentos do Brasil e do mundo através do jornal.


O que me levou a escolha desse tema foi a observação do Estagio que fiz no 2º ano do ensino médio, perceber a necessidade de mais informações do professor que fazia sempre comparações dos conteúdos do livro com ações que vemos no dia a dia através de noticias que lemos em jornais e os alunos se sentiam mais...
tracking img