Tecido muscular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1031 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tecido muscular
Características e função do tecido muscular.
• O tecido muscular, originado do mesoderma (folheto embrionário), constitui os músculos, está relacionado ao mecanismo de locomoção e ao processo de movimentação de substâncias internas do corpo, decorrente à capacidade contrátil das fibras musculares em resposta a estímulos nervosos, utilizando energia fornecida pela degradação damolécula de ATP.

As células desse tecido são caracterizadas pelo seu formato alongado, uma especialização é a função de contração e distensão das fibras musculares, formada por numerosos filamentos proteicos de actina (miofilamentos finos) e miosina (miofilamentos grossos).

O grau de contração muscular segue, a princípio, dois fatores: o primeiro relacionado à intensidade do estímulo e osegundo à quantidade de fibras estimuladas.

Dessa forma, somente ocorrerá contração quando o estímulo nervoso tiver intensidade suficiente para desencadear em um número significativo de fibras, uma ação de contração mediada por substâncias neurotransmissoras, emitidas nas sinapses neuromusculares (contato neurônio músculo), sinalizando o deslizamento dos miofilamentos finos sobre os grossos.http://www.brasilescola.com/biologia/tecido-muscular.htm
Tecido muscular estriado esquelético
Quando observado à microscopia de luz apresenta estrias transversais. É constituído por fibras cilíndricas, independentes, compridas (por vezes até 40 cm), multinucleadas, com muito sarcoplasma e sustentadas por tecido conjuntivo. Tem contracção rápida e vigorosa dependente de um grande controlo voluntário ede alguma regulação hormonal. É um tipo de tecido que se encontra inserido nos ossos através dos tendões, permitindo a efectivação da actividade voluntária e movimentos do esqueleto.
Outra classificação dos músculos divide-os em:
1. Músculos vermelhos, que são músculos com grande resistência à fadiga, responsáveis pelas atitudes posturais, com uma capacidade de contracção mais ou menos intensae de forma duradoura. Perante um estímulo têm uma capacidade de resposta pequena. O metabolismo energético predominante é o aeróbico, sendo os principais substratos ener-géticos a glicose e as gorduras.
2. Músculos brancos, que são os músculos facilmente fatigáveis, com capacidade para contracções rápidas e intensas, destinadas a vencer grandes resistências de vez em quando. O metabolismoenergético é o anaeróbio, com baixa rendibilidade, sendo a glicose logicamente o único, substrato energético.
http://www.musculação.com/tipos-de-tecidos-musculares.html
Tecido muscular estriado cardíaco
Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculocardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.
Essas células musculares são menores e ramificadas, intimamente unidas entre si por estruturas especializadas e típicas da musculatura cardíaca: os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração comoum todo se contrai. Essa transmissão do estímulo é feita por canais de passagem de água e íons entre as células, que facilita a difusão do sinal iônico entre uma célula e outra, determinando a onda rítmica de contração das células. Os discos intercalares possuem estruturas de adesão entre células que as mantêm unidas mesmo durante o vigoroso processo de contração da musculatura cardíaca.
Ascélulas musculares cardíacas são capazes de auto-estimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração. As contrações rítmicas do coração são geradas e conduzidas por uma rede de células musculares cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio, tecido que reveste internamente o coração.
Existem numerosas terminações nervosas no coração, mas o sistema...
tracking img