Como usar palavrar alheias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ARGUMENTAÇÃO, ESTILO, COMPOSIÇÃO: INTRODUÇÃO À ESCRITA ACADÊMICA


Como utilizar as palavras alheias


Mesmo que espalhadas pelo trabalho como um todo e não mais concentradas em um capítulo, as referências aos textos alheios são uma parte integral e importante de qualquer texto acadêmico.


Parece haver, entretanto, alguma dificuldade, entre aspirantes a mestres ou doutores, em lidarcom a questão da citação e das referências a fontes alheias.


As sugestões e exemplos que se seguem têm o objetivo preencher um pouco essa lacuna.



1. Distinguir os diversos tipos de citações


Para utilizar de forma eficaz e apropriada as referências textuais, é importante, antes de mais nada, saber distinguir entre as diversas formas de utilização das palavras alheias. Podemosclassificá-las nas seguintes categorias:


Citação textual. É a citação em que se transcreve, em maior ou menor extensão, as palavras textuais de um autor. Elas podem se resumir a uma única frase ou estender-se a um parágrafo inteiro. A citação textual é assinalada, se curta, por meio de aspas e no interior do parágrafo ou, se longa, por um parágrafo recuado relativamente aos parágrafos normais.Paráfrase. As palavras citadas são “traduzidas” na linguagem de quem cita. É preciso ter em mente, neste caso, que ao parafrasear está-se implicitamente reivindicando uma espécie de autoria (apenas para a paráfrase, evidentemente) e é por isso muito importante que as palavras e a sintaxe utilizadas sejam realmente próprias. Não se pode apresentar como paráfrase aquilo que seria, real elegitimamente, uma citação textual. Haveria aí uma certa fraude. Em outro item, darei um exemplo de uma paráfrase legítima e de uma falsa paráfrase.


Síntese. Trata-se também de uma paráfrase, mas de uma passagem mais longa, talvez de um capítulo ou até mesmo de um livro inteiro e, portanto, muito menos colada, em comparação com a paráfrase de apenas uma ou duas frases, ao texto original.



2.Organizar a exposição em torno de um problema ou de uma questão


Conhecemos muito bem aquele tipo de texto que se resume a uma sucessão de citações ou paráfrases do tipo “Segundo Fulano de Tal...”, “Para Fulano de Tal...”, “Como disse Fulano de Tal...”. É talvez a maneira menos eficaz e menos imaginativa da utilização de palavras alheias. Evite-a a todo custo!


Uma boa maneira de evitaresse encadeamento de invocações da autoridade alheia consiste em organizar a exposição em torno de uma questão ou de um problema. Se a sua exposição tiver um foco ou um tema central, você irá invocar as palavras alheias apenas para dar apoio às suas idéias a respeito desse tema, ou para contrastar com o que você pensa sobre o tema, ou ainda para comparar o que diferentes autores dizem, concordandoou divergindo, sobre o tema em questão.


Se você não tiver um tema ou problema bem definido, você irá fatalmente invocar a palavra alheia de maneira errática e casual e a propósito de qualquer coisa. O foco não deve ser, nunca, um autor determinado, mas o seu problema ou o seu tema. Ou seja, não se trata de saber o que um autor determinado tem a dizer sobre qualquer coisa, mas apenas eespecificamente sobre o problema que você está tratando.


3. Utilizar citações textuais de forma limitada e moderada


Evite utilizar citações textuais a propósito de toda e qualquer coisa. As citações textuais devem ter uma justificação precisa. As palavras textuais do autor são tão importantes e tão precisas que não podem ser referidas de outra maneira? É preciso, por uma razão ou outra,destacar que este autor disse precisamente estas palavras? As palavras textuais de um autor precisam ser citadas porque você vai fazer alguma utilização específica delas (como contestá-las, por exemplo)?





Em suma, não devemos fazer uma citação textual simplesmente porque as palavras do autor citado nos pareceram particularmente bonitas ou para compensar nossa incapacidade de utilizar...
tracking img