Um sonho de liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (363 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UM SONHO DE LIBERDADE

Entre tramas de corrupção e redenção, o “Frank Darabont” diretor, faz um quadro muito emocionante sobre a vida dos penitenciários. Ele nos faz pensar, e repensar conceitos eopiniões que trajamos e até então pensamos serem as corretas. Afinal, qual é o objetivo real de mandar um homem pra prisão? Afastá-lo da sociedade “civilizada”? Ou reintegrá-lo numa mesma que mesmo,tendo “pagado” sua culpa, o mesmo não é visto dessa forma na Sociedade a qual está “liberto” para Recomeça!?
Se a resposta correta for a última alternativa, bem, então alguma coisa ta errada com essesistema. Pra mim a cena mais emocionante do filme, uma das mais marcantes, é aquela em que acompanhamos um já velho ex-presidiário tentando voltar a sua vida “normal” depois de tantos anos afastadodo mundo. É triste de ver, afinal, ele já tinha construído uma nova vida dentro das grades. Será que o apoio dado aos ex-presidiários para a sua reintegração é bem executado? Qual o nosso objetivo aotirar a liberdade de um homem, independente se este é culpado ou inocente, afinal?
Só começamos a sentir falta das coisas simples da vida quando elas são tiradas de nós. Um é bastante confiante de si,sem medo de arriscar e de correr atrás, no caso, de sua liberdade. O outro já parece estar conformado com seu destino, com sua vida. Isso fica explicito em todas as vezes em que o Morgan vai tentarconseguir sua liberdade mais cedo, e sempre faz o mesmo discurso. Sendo que no final de ele reconhece toda uma situação e muda seu discurso para redução de pena, e assim só assim a consegue-a.
Oconceito de liberdade é um bocado relativo, dentro de UM SONHO DE LIBERDADE. Quer dizer, dá pra gente não estar fisicamente preso, dentro de uma prisão, mas, às vezes, isso não significa que não possamosnos libertar. Nos libertar de várias coisas, aliás. Assim como um preso que constrói sua vida dentro da prisão e se vê tendo que deixá-la pela... “liberdade”.

Aluno: Clécio Gomes Souza
Profª -...
tracking img