Como uma estrelas na terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1474 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Título: Taare Zameen Par - Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial
Local: Índia - Ano: 2007


Sinopse:

O filme retrata as dificuldades enfrentadas por uma pessoa com um distúrbio de aprendizagem, a dislexia. Ishaan está pela segunda vez no 3º ano do Ensino Fundamental, não faz as lições e por isso está sempre encrencado. Ishaan é um garoto de oito anos que não possuimuitos amigos. Apresenta muitas dificuldades na escola, tendo sido reprovado no ano anterior. Já seu irmão é o melhor da classe, tendo sucesso nos esportes também. Quando sua mãe Maya, tenta lhe ensinar as lições, percebe que ao invés de escrever a palavra mesa; o garoto escreve “mes” ou “meas” e troca “te” por “de”. Os pais de Ishaan pensam que ele faz de propósito, que não é interessado pelosestudos e na escola os professores pensam da mesma forma. Após uma reunião com os professores de Ishaan, que informam aos pais que o menino não apresenta avanços na escola, eles decidem enviar o garoto a um colégio interno para que seja disciplinado e consiga êxito nos estudos, pois as professoras dizem que ele precisa de educação especial e que Ishaan não é normal.

No colégio interno osprofessores são tradicionalistas e as dificuldades de Ishaan aumentam, pois todos o chamam de burro e desinteressado. O tempo passa e Ishaam irá perdendo aos poucos seus referenciais sociais (família e amigos) e passa a entrar num perigoso ciclo autodestrutivo – inclusive com a possibilidade do suicídio ou o abandono social.  No colégio ele vai sofrendo severas punições dos professores, fazendoassim com que ele vá perdendo a alegria de viver e vai deixando de fazer suas pinturas, da qual tanto gostava.

Tudo muda quando um professor eventual de artes é contratado. O professor Nikumbh tem uma postura construtivista que além do trabalho no colégio, leciona também em um colégio para crianças com necessidades educacionais especiais.
E ao longo de suas aulas passa a entender parteda subjetividade de Ishaam, identificando então sua dislexia, mas sempre atuando pedagogicamente com uma incrível potencialidade. 


Ishaan começa a recuperar sua auto-estima quando o professor fala sobre diversas personalidades famosas que tinham dislexia e impressionaram o mundo como, por exemplo, Albert Einstein, Leonardo da Vinci, Thomas Alva Edison e demonstrou como é a escrita dapessoa com dislexia. O menino se reconhece nas palavras de Nikumbh e a partir daí estabelece uma relação de confiança com ele.

O tempo passa em sua peleja escolar que é entremeada pelo sonho da arte e de ser um artista, Ishaam conhece seu novo professor que com um olhar lúdico, passa a entender parte da subjetividade de Ishaam, identificando então sua dislexia, mas sempre atuandopedagogicamente com uma incrível potencialidade.  Dentro desse contexto, seu professor corre contra o tempo para retirar o pequeno Ishaam do abandono e esquecimento social para lhe dar uma nova vida motivada seja pela arte, seja pelo convívio social, seja pela identificação do próprio Ishaam que seu mestre lhe entende e pode corrigir essa pequena dificuldade no trato com a escrita e leitura. 

Oprofessor então procura os pais de Ishaan para explicar que o menino confunde letras similares, grafia parecida, reflete as letras e não relaciona o som com os símbolos; mas o pai do menino não compreende e continua chamando o filho de burro e preguiçoso.
O professor Nikumbh não desiste e conversa com o diretor da escola sobre a dificuldade de Ishaan, pede que ele seja avaliado oralmente e sepropõe a ajudar o menino a compreender o funcionamento da escrita.


Para ensinar Ishaan o professor usa diversos meios: escreve na areia e pede que o menino repita e pronuncie a letra, escreve com o dedo no braço do menino para que ele diga a letra, pede que ele pinte letras similares como “p”, “b”, “d” e “q”, numa escada ensina subtração e adição subindo e descendo degraus e treina a...
tracking img