Como surgiu a sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2112 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA:

Ocorreu após as grandes transformações iniciadas no séc. XVII com o declínio do conhecimento religioso e a constituição de uma nova forma de conhecimento – o conhecimento científico. No séc. XVIII duas grandes revoluções (a Revolução Francesa e a Revolução Industrial) consolidam estas mudanças (que caracterizam a passagem da sociedade feudal para a sociedadecapitalista) iniciando um novo período marcado pelo cientificismo e pela racionalidade. No séc. XIX com a eclosão de graves problemas sociais e uma maior visibilidade das desigualdades sociais surge o “social” enquanto um problema a ser investigado e analisado, buscando a reorganização da vida social.

Isto se constituiu num grande desafio para os cientistas da época:

“Os primeiros sociólogosconstruíram conceitos voltados para a tentativa de interpretar por critérios científicos a realidade social. Esse foi o primeiro embate vivido por tal ciência, que é uma das marcas centrais do mundo ocidental moderno, uma vez que o passo a ser dado implicava superar, por meio da razão, os ditames colocados pelos ensinamentos do senso comum, que até então dominavam a maior parte das interpretações eexplicações sobre o sentido da ação coletiva humana”. (FERREIRA, 2001,pág. 32)

Os estudos clássicos de Sociologia enfatizavam ou a ação individual ou a ação coletiva. Weber prilegia o papel ativo do indivíduo na escolha das ações sociais, enquanto Durkheim enfatiza o papel da sociedade e de suas instituições e outros autores ressaltam a importância ao conjunto das práticas que definem as própriasrelações sociais entre indivíduo e sociedade (Karl Marx). É o que veremos mais detalhadamente a seguir.

A Sociologia constitui-se numa forma de conhecimento, uma ciência. Mas afinal o que é a Sociologia?

“é o estudo científico das interações de indivíduos e grupos, orientadas por significados intermentais, principalmente aqueles significados derivados da cultura, em função de objetivos einteresses específicos para cada situação social” (Villa Nova, 2000, pág. 195).

REVISÃO SOBRE O PENSAMENTO DE AUGUSTE COMTE, ÉMILE DURKHEIM E MAX WEBER
A SOCIEDADE E A SOCIOLOGIA
AUGUSTE COMTE ÉMILE DURKHEIM MAX WEBER
Para Comte a sociedade européia estaria passando por uma crise moral, resultante do confronto entre a antiga ordem feudal e a nova ordem capitalista. Para ele, o consenso social,que configurado através dos modos de pensar, das representações de mundo e das crenças estava sendo desagregado. Sendo necessária a criação de uma nova ciência “positiva” (a Física Social) que deveria estudar e compreender as relações sociais para intervir diretamente na ordem social, no sentido de acelerar e otimizar o seu desenvolvimento (progresso).
A sociologia deveria inspirar-se nosparadigmas das ciências naturais para explicar a sociedade. Suas principais influências foram Herbert Spencer (1820-1903), Saint Simon (1760-1825) - do qual foi discípulo - e a teoria da evolução das espécies e da seleção natural de Charles Darwin. Ainda nos moldes do positivismo, influenciado pelas teorias de Herbert Spencer (1820-1903) e Alfred Espinas (1844-1922), Durkheim acreditava que a função dasociologia seria garantir a ordem social, através do estabelecimento de uma nova moral (a moral científica).
A sociedade seria constituída pela consciência coletiva que seria coercitiva, exterior e estaria acima das consciências individuais. Portanto, o indivíduo social seria produto da sociedade. Ela é descrita, assim como em Comte, como um organismo em adaptação, seguindo estágiosdiferenciados em busca da evolução. Possuindo fenômenos normais e patológicos. Nota-se ainda uma forte influência das ciências naturais, em especial a Biologia, na explicação dos fatos sociais.
A sociologia deveria explicar os códigos de funcionamento da sociedade, intervindo em seu funcionamento aplicando “antídotos” que diminuíssem os males da vida social (medicina social).
Max Weber, através de sua...
tracking img