Pra entendermos como surgiu a sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1390 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para termos a compreensão da sociologia como ciência é preciso entender alguns grandes acontecimentos históricos, ocorrido a partir do século XV que influenciaram: O Renascimento, Iluminismo - Revolução Industrial e a Revolução Francesa.
O Renascimento é entendido como o processo de ruptura com o mundo medieval e é adotado o antropocentrismo é a transição para o mundo moderno, valorizava-se arazão, o individuo e a natureza. É a troca de uma forma de sociedade com características agrárias, estamental e teocrática (Governo em que o poder está na mão do clero), para uma sociedade urbana, burguesa e comercial, mais preocupada com as questões materiais e a individualidade. Esse período é marcado pelo desenvolvimento do comércio, navegações, crescimento urbano e intensificado da produçãoartística e literária. Além disso, foi uma retomada ao conteúdo da cultura Greco – romana, rejeitado, em partes pelo pensamento medieval. Assim, dando importância ao saber, á arte e á erudição, ‘’negando’’ o misticismo medieval teocrático, o chamavam de ‘’Idade das trevas. ’’
No século XVI ocorre a reforma protestante que foi um evento crucial para o processo de modernização e de secularização, poiscom a vitória de Lutero, a igreja Católica perde efetivamente sua predominância (hegemonia), por que romper com o poder religioso católico era também um rompimento político e dessa maneira, os estados nacionais não precisavam mais ter relações com Roma.
Portanto a reforma religiosa, o luteranismo, contribuiu para que houvesse a possibilidade de transformação econômica, política e cultural naEuropa Renascentista. Isso por que a punição com a condenação de Martinho Lutero não teve êxito, assim abrindo caminho para novas formas de pensamento religioso e político – econômico.
Sendo assim, pode-se observar que nesse período renascentista ocorre uma mudança no modo das pessoas verem o mundo e a sociedade. E esses pensamentos contribuíram para o surgimento de diversas ciências, inclusive asociologia.
Outros acontecimentos que ajudaram e muito no surgimento da sociologia como ciência foram as revoluções Industrial e Francesa.
Foi através da revolução Industrial que o capitalismo se consolidou por toda a Europa, e foi por causa dos problemas sociais causados pelo capitalismo que os pensadores da época tiveram uma atenção especial para a sociedade. O capitalismo gerou uma desigualdadesocial enorme, pois quando os burgueses enriqueciam cada vez mais, o proletariado vivia com péssimas condições de higiene nas cidades, ganhando salários que mal dava para comprar alimentos, tinham jornadas de trabalho de 14,16 e 1 8 horas diárias. Então todo esse caos gerou a necessidade de alguma ciência que estudasse e apresentasse soluções para esses problemas.
   O ultimo acontecimentohistórico que influenciou na criação da Sociologia foi a Revolução Francesa. Ela ocorreu no decorrer do século XVIII, por que o conjunto de princípios que organizavam a sociedade francesa (monarquia absoluta), não eram mais bem vistos pelo povo. Almejava-se uma sociedade mais fraterna, igualitária e liberal. Assim a Revolução Francesa dá origem à democracia, e as pessoas que antes eram servos passam aser cidadãos. Deste modo, as profundas e rápidas mudanças que ocorreram antes, durante e depois da revolução Francesa, fez com que os pensadores e políticos de época refletissem sobre a sociedade em que viviam.
Portanto, observa-se que diversos fatores influenciaram no surgimento da Sociologia. E que embora só tenha surgido como ciência no século XIX, as condições pra seu surgimento já haviam seformando desde o século XV. Logo, ela surgiu, por causa da necessidade de compreensão dessa sociedade Moderna que se formava.

2 - Émile Durkheim preocupava-se em criar regras para o método sociológico, garantindo-lhe um status de saber científico, assim como as demais áreas do conhecimento, a exemplo da biologia, da química, entre outras. Contudo, tão importante quanto definir o método era...
tracking img