Como os poderosos caem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1099 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por Ricardo Jordão Magalhães

No dia 19 de maio de 2009 foi o lançamento do novo livro de Jim Collins "How the Might Fall" (Como os poderosos caem). Collins é o autor de Good to Great, considerado por muitos como o melhor livro de negócios de todos os tempos.

"How the Mighty Fall" ainda não tem data de lançamento no Brasil, pelo menos não encontrei nada no web site da Editora Campus masimagino que esteja em processo de produção.

Os livros anteriores de Collins falavam sobre a ascensão das empresas, esse fala sobre como as empresas declinam com o tempo. Entre as empresas que cita no livro está a Circuit City - mega cadeia de lojas de informática que fechou as portas nos EUA.

No livro Collins fala sobre os 5 estágios do declínio (eu pessoalmente não gosto muito dessas coisade 5, 6 ou 7 maneiras de fazer algo, but, não deixa de ser uma maneira inteligível de mostrar as coisas).

Os 5 estágios da quebradeira são:

1o. Hubris Born of Success. Quando o sucesso se transforma em uma arrogância visível por funcionários, fornecedores, clientes e comunidade. Eu mesmo vi isso com a Novell nos anos 90. Quando eles achavam que a Microsoft jamais conquistaria o mercado deredes, e se recusavam a conversar sobre novos negócios com as pequenas revendas como a Brasoftware que estava começando.

2o. Undisciplined Pursuit of More. Você começa a perseguir mais riscos e riscos e riscos achando que pode dar conta de tudo e quebra a cara porque obviamente não consegue ser bom em tudo. A crescente perda de foco leva a perda de bons funcionários, queda no serviço, gastosdesnecessários, gorduras etc etc etc.

3o. Denial of Risk and Peril. Nessa fase você continua sendo visto como "rei da cocada preta" do lado de fora, mas internamente alguns começam a perceber que as coisas não estão bem. O acúmulo de decisões erradas começam a crescer a ponto de fazer o negócio andar para trás. Nessa fase a turma que decide ainda nega os problemas internos. Justamente quem vêisso são aqueles que acabam saindo da empresa.

4o. Grasping for Salvation. Aqui a empresa começa a cair de verdade, inclusive para a comunidade. Aqui a empresa começa a pedir por ajuda. Pedir ajuda é fator crítico de salvação para a empresa. Se isso não acontecer, a empresa está pronta para entrar para o 5o estágio, o estágio que não tem volta.

5o. Capitulation to Irrelevance or Deat. Todasas empresas, sem exceção, atingem o momento do declínio. O negócio é não deixar chegar ao quinto nível. Até o quarto nível tem salvação, o quinto nível não tem volta. (Vem daí a expressão "O quinto dos infernos"?).

O livro se propõe a responder duas perguntas:

Primeira pergunta:

"O que aconteceu na empresa para o declínio se tornar visível, e o que a empresa fez quando começou a cair?"Segunda pergunta:

"O que podemos aprender ao estudar o contraste entre o sucesso e o fracasso?"

O livro analisa a história de empresas que fracassaram em seus negócios. Alguns exemplos:

The Great Atlantic & Pacific Tea Company
Fundada em 1859.
Foco da análise do declínio: 1950-1970.
Contraste de uma empresa de sucesso no mesmo ramo: Kroger
Negócio principal: Supermercados A&PExemplo de comportamento que levou a queda: Assumir que sua posição como varejista número 1 a isenta de desenvolver novos conceitos de lojas; liderança falhando ao perguntar onde estavam as verdadeiras razões do sucesso da A&P.
Resultado: Tinha 16 mil lojas nos tempos da depressão americana; em 2008 tinha 460.

Circuit City
Fundada em 1949
Foco da análise do declínio: 1990-2000
Contraste deuma empresa de sucesso no mesmo ramo: Best Buy
Negócio principal: Varejo de eletrônicos
Exemplo de comportamento que levou a queda: Não reconhecer o potencial de crescimento do seu negócio principal depois de concentrar os negócios na divisão de carros.
Resultado: Faliu em 10 de Novembro de 2008.

Motorola
Fundada em 1928
Foco da análise do declínio: 1990-2000
Contraste de uma empresa...
tracking img