Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia (NR 17) : Tríade básica: CONFORTO, SEGURANÇA E EFICIÊNCIA
É A CIÊNCIA QUE PESQUISA, ESTUDA, DESENVOLVE E APLICA REGRAS E NORAMS A FIM DE ORGANIZAR OTRABALHO, TORNANDO ESTE ÚLTIMO COMPATÍVEL COM AS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSÍQUICAS DO SER HUMANO.
Visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições detrabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente
17.1.1. As condições de trabalhoincluem aspectos relacionados ao levantamento, transporte e descarga de materiais, ao mobiliário, aos equipamentos e às condições ambientais do posto e á própriaorganização do trabalho.
* Condições ambientais: iluminação, temperatura
* Organização do trabalho: pausa, flexibilidade de horário, etc...

17.2.1.1. TransporteManual de cargas designa todo transporte no qual o peso da carga é suportado inteiramente por um só trabalhador, compreendendo o levantamento e a deposição da carga.
17.2.2.Não deverá ser exigido nem admitido o transporte manual de cargas, por um trabalhador, cujo peso seja suscetível de comprometer sua saúde ou sua segurança.
17.2.3. Todotrabalhador designado para o transporte manual regular de cargas, que não as leves, deve receber treinamento ou instruções satisfatórias quanto aos métodos de trabalhoque deverá utilizar, com vistas a salvaguardar sua saúde e prevenir acidentes.
17.2.4. Com vistas a limitar ou facilitar o transporte manual de cargas deverão ser usadosmeios técnicos apropriados.
PRIMEIRA FASE DA ERGONOMIA – referente ás DIMENSÕES de objetos, ferramentas, painéis de controle dos postos de trabalho usados por operários
tracking img