Instalação de ventilador de teto.

O texto com as informações abaixo é destinado exclusivamente a todas as pessoas capazes de realizar os ensinamentos nele contidos e em hipótese alguma serei responsabilizado pela má utilização destes ensinamentos. Se você não se sente seguro em realizar os procedimentos aqui descritos contrate um técnico que seja de absoluta confiança para realizar a instalação do seu ventilador de teto.

O capacitor deve ser ligado no fio do ventilador que dê menor resistência para os dois outros fios (R x 1). A resistência dos dois outros fios é a mais alta e é onde será ligada a alimentação (REDE AC). Um terminal do capacitor vailigado (FIXO) ao enrolamento de partida (O ENROLAMENTO DE PARTIDA É O QUE POSSUI MENOR RESISTÊNCIA EM OHMS MEDIDA EM RELAÇÃO AOS OUTROS DOIS) e está ligado à junção dos enrolamentos de alimentação que estão ligados em série, é um "tap". Este "tap" é como uma derivação de um transformador para retificação de onda completa com dois enrolamentos e três fios, só que possui um enrolamento de menor resistência ligado à junção dos dois enrolamentos que estão em série. As pontas afastadas do centro, que possuem maior resistência, pois estão em série, serão ligadas à rede AC, e cada uma das pontas terá uma única ligação ao outro terminal do capacitor (O TERMINAL DOCAPACITOR QUE ESTÁ LIVRE É COMUTADO PARA UMA OU OUTRA EXTREMIDADE DA ALIMENTAÇÃO) de acordo com o sentido de rotação que se deseja, pois quando o capacitor é ligado a uma extremidade as pás do ventilador giram para a direita, e quando o capacitor é ligado na outra extremidade as pás do ventilador giram para a esquerda. Se o ventilador tiver lâmpada, é só medir a resistência do filamento, colocá-la no ventilador e identificar os dois fios que tenham a resistência aproximada da lâmpada que foi colocada. Para finalizar, lembro que é bom usar a lâmpada em série com potência de 150 Watts para os testes práticos de rotação, o que proporcionará maior segurança. [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2011, 07). Como ligar ventilador de teto. TrabalhosFeitos.com. Retirado 07, 2011, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Ligar-Ventilador-De-Teto/53244.html

MLA

"Como ligar ventilador de teto" TrabalhosFeitos.com. 07 2011. 2011. 07 2011 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Ligar-Ventilador-De-Teto/53244.html>.

MLA 7

"Como ligar ventilador de teto." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 07 2011. Web. 07 2011. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Ligar-Ventilador-De-Teto/53244.html>.

CHICAGO

"Como ligar ventilador de teto." TrabalhosFeitos.com. 07, 2011. Acessado 07, 2011. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Como-Ligar-Ventilador-De-Teto/53244.html.