Como levantar a bibliografia?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (675 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Como levantar a bibliografia?
Após ter claro o objetivo da pesquisa, é importante orientar a busca das fontes bibliográficas, procurando partir de referências gerais àquelas particulares.Para isso, tem-se algumas normas: Aquisição e leitura de materiais informativos, principalmente de enciclopédias, pois estas possuem uma abrangência geral do assunto. As enciclopédias oferecem umabibliografia básica; Consulta de catálogos especializados (editoras, livrarias) que possuam referências bibliográficas; Consulta de obras, como tratados, que aprofundam os assuntos pesquisados. Naseqüência, buscam-se fontes que tratam especificamente cada parte do assunto pesquisado. Uma mesma fonte pode ser catalogada mais de uma vez, em toda a abrangência do trabalho e nas especificidades do mesmo.Para o levantamento bibliográfico em banco de dados de bibliotecas e na internet tomam-se como palavras-chave alguns conceitos específicos: assunto, autores, veículo, período de tempo, etc. Parauma busca bibliográfica na internet é recomendado o uso de ferramentas específicas, como sites de referência conceituada, que criam listas usando palavras-chave. Existem sites de busca geral, deenciclopédias, de escolas, de universidades públicas, etc.

É da considerar que convém aproveitar o conhecimento já adquirido sobre o assunto, a experiência própria do pesquisador.

2- Onde estão asinformações?
Para realizar a identificação e seleção das idéias principais de um texto é necessário que se faça primeiramente uma “leitura informativa” que tem como objetivo deixar o leitorciente do tema proposto, logo após deve-se realizar uma segunda leitura, só que agora de caráter seletivo, selecionando apenas as partes essenciais(idéias principais do autor) sendo denominada de“leitura seletiva”.

3- Quais são as informações?
Baseado no fato de que não existe prática sem reflexão ou reflexão que não esteja fundamentada na prática, ainda que não totalmente, a...
tracking img