Como fazer um artigo cientifico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2957 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 – TÍTULO

O título do artigo científico deve ser redigido com exatidão, relevando objetivamente o que o restante do texto está trazendo. Apesar da especificidade que deve ter, não deve ser longo a ponto de tornar-se confuso, utilizando-se tanto quando possível de termos simples, numa ordem em que a abordagem temática principal seja facilmente captada. O subtítulo é opcional e devecomplementar o título com informações relevantes, necessárias, somente quando for para melhorar a compreensão do tema.
Na composição do titulo deve-se evitar ponto, vírgula, ponto de exclamação e aspas ou qualquer outro elemento que interfira no seu significado, exceto o ponto de interrogação.

2 – AUTOR (ES) / FORMAÇÃO / E-MAIL / INSTITUIÇÃO

O nome do autor do Artigo Científico deve ficarabaixo do título. De acordo com a NBR 6023, o autor é a pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual de um documento.
O mini curriculum do autor deve constar em nota de rodapé. Exemplo:

COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO

Maria Bernardete Martins Alves*
Susana Margaret de Arruda**


RESUMO
Este trabalhoapresenta os elementos que constituem a estrutura de um artigo cientifico bem como, de forma geral as regras de apresentação, o resumo, a citação no texto e as referências. As orientações aqui apresentadas baseiam-se na norma para apresentação de artigo científico, a NBR 6022 da (ABNT, 2003a).

Palavras-chave: Artigo científico. Normalização. NBR 6022.
___________________
*Bibliotecária –Bibliotecária Universitária. Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Engenharia de Produção. Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: berna@bu.ufs.br

**Bibliotecária – Bibliotecária Universitária. Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Gestão da Informção.Universidade Federal de Santa Catarina. E-mail: susana@bu.ufs.br

3 – RESUMO
O Resumo é um texto, comuma quantidade predeterminada de palavras, onde se expõe o objetivo do artigo, a metodologia utilizada para solucionar o problema e os resultados alcançados.
O resumo nada mais é do que um texto reduzido a seus tópicos principais, sem a presença de comentários ou julgamentos. Um resumo não é uma crítica, assim como a resenha o é; o objetivo do resumo é informar sobre o que é mais importanteem determinado texto.
Para Platão e Fiorin (1995), resumir um texto significa condensá-lo a sua estrutura essencial sem perder de vista três elementos:
1. as partes essenciais do texto;
2. a progressão em que elas aparecem no texto;
3. a correlação entre cada uma das partes.
Uma dica que pode ajudar muito a resumir um texto, é a técnica de sublinhar.
Enquanto você estiverlendo o texto, sublinhe as palavras ou frases que fazem mais sentido, que expressam ideias que tenham mais importância. Depois, junte seus sublinhados, formando um texto a partir deles
O resumo para artigos científicos e monografias é o do tipo INDICATIVO.
RESUMO INDICATIVO: Indica apenas os pontos principais do documento, não apresentando dados qualitativos, quantitativos etc. De modo geral,não dispensa a consulta ao original.
Deve conter:
 - 150 a 500 palavras (monografia, teses, dissertações e relatórios científicos).
- 100 a 250 palavras (artigo científico).
- 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.
- Os resumos críticos, por suas características especiais, não estão sujeitos a limite de palavras.
- Frases concisas e afirmativas e não enumeração de tópicos.
-Parágrafo único.
- Escrito na 3ª pessoa do singular.
- A primeira frase deve ser significativa explicando o tema principal da monografia, depois texto sobre memória, estudo de caso, análise da situação, etc.
- Objetivo/finalidades, metodologia, resultados e conclusões.
- Verbo na voz ativa.
 Devem-se evitar em um resumo:
a - Símbolos e contrações que não sejam de uso corrente;
b -...
tracking img