Como evolui o conceito de morte ao longo dos séculos?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (636 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Como evolui o conceito de morte ao longo dos séculos?
Historiador identifica mudanças nessa representação social desde a Idade Média
 "Antigamente, a morte era uma tragédia - muitas vezes cômica- na qual se representava o papel daquele que vai morrer.
Hoje, a morte é uma comédia - muitas vezes dramática - onde
se representa o papel daquele que não sabe que vai morrer."
Philippe Ariès
Avisita ao túmulo de um ente querido nos parece um ato corriqueiro, tão familiar que pensamos ser um hábito que sempre existiu e que já é parte da natureza humana. No entanto, em seu livro História damorte no Ocidente, que acaba de ser relançado no Brasil, o historiador francês Philippe Ariès (1914-1984) mostra que a atitude do homem diante da morte mudou muito ao longo dos séculos e que a formacomo ela é hoje encarada é, na verdade, muito recente.
As transformações da representação social da morte passam despercebidas por serem muito lentas, seguidas por longos períodos de estabilidade.O tempo que as separa equivale a várias gerações e ultrapassa a capacidade da memória coletiva. Para traçar um panorama dessas mudanças desde a Idade Média, Ariès se baseou em textos literários,inscrições em túmulos, obras de arte e até diários pessoais.
Segundo o historiador, havia no início da Idade Média uma familiaridade com a morte, que era um acontecimento público. Ao pressenti-la, omoribundo se recolhia ao seu quarto, acompanhado por parentes, amigos e vizinhos. O doente cumpria um ritual: pedia perdão por suas culpas, legava seus bens e esperava a morte chegar. Não havia umcaráter dramático ou gestos de emoção excessivos.
O corpo era enterrado nos pátios das igrejas -- que também eram palco de festas populares e feiras. Mortos e vivos coexistiam no mesmo espaço. A partir de1231 foram proibidos jogos, danças e feiras nos cemitérios: começava a soar incômoda a proximidade entre mortos e vivos. As sepulturas, anônimas até o século 12, passaram a ser identificadas por...
tracking img