Teoria critica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (729 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teoria Crítica
A finalidade desta escola era fazer uma investigação social sobre a industrialização moderna. Este movimento se iniciou na Alemanha e recebeu o nome de Instituto de Pesquisa Social,criado em Frankfurt em 1924.
Este Instituto nasceu com uma inspiração marxista. No entanto adotou uma postura crítica ao marxismo, não levando em conta as idéias como, a "infra-estrutura econômica","luta de classes".
Eles incorporaram algumas idéias de Max Weber, o conceito de trabalho de Marx e a teoria de Freud sobre a origem das civilizações.
Deste movimento, iniciado em 1924, surgiu duasgerações:
Primeira: formado por Max Horkheimer, T. Adorno e Herbert Marcuse.
Segunda: formado por Jurgën Habermas e outros como: A. Schmidt, H. Schnadelbach e K. Otto Apel.

As CaracterísticasComuns da Escola de Frankfurt: a Teoria Crítica

Origem judia: A maioria dos autores da Escola de Frankfurt são de origem judia. Por esta razão, com a perseguição judia levada a cabo pelos nazistas,tiveram de buscar refugio especialmente em Inglaterra e nos Estados Unidos.
Inspiração Marxista: fundamentalmente todos se colocam dentro de uma inspiração marxista. Entretanto, adotam uma atitudecrítica sobre o pensamento de Marx, enriquecendo-a com teorias de outros campos (economia, sociologia, psicologia, etc.) nascendo um assim, um socialismo democrático.
Estudo da Sociedade Industrializada:suas investigações não tomam caráter de um sistema, mas sim um conjunto de ensaios em que se examina a sociedade industrializada atual e mescla conceitos tomados de campos diversos de investigação.São, portanto, estudos de ordem interdisciplinar.
Teoria Crítica: Os componentes da primeira geração deram aos seus estudos o nome de teoria crítica.

A Teoria Crítica
Horkheimer faz da teoria críticaum contrapeso ao que chamaram de teoria tradicional. A teoria tradicional tem suas raízes no pensamento platônico e se caracteriza pela pura contemplação desinteressada com a realidade, operando...
tracking img