Como escrever um conto em 10 dicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (896 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ESCREVER CONTOS EM 10 DICAS - 1ª. DICA - O QUE É UM CONTO?

1. DICA - O QUE É UM CONTO?

ENTENDENDO O CONTO

O entendimento do que é um conto é o primeiro passo para escrevê-lo. Apesar deaparentemente esdrúxula, essa afirmação é de muita perspicácia. Como posso ser um atleta se não compreendo os objetivos a serem buscados? Pois, da mesma forma, isso se dá ao escritor. Odesconhecimento ou, ainda, a suposição do conhecimento, fará com que o autor ignore possibilidades valiosas ou, contrariamente, utilize ferramentas inadequadas à formatação de um bom conto.

Iniciemos, com umavisão moderna, pela compreensão de CONTO enquanto gênero literário. Um CONTO pode ter natureza poética, mas não é poesia. Desenvolvido em prosa, o CONTO não utiliza artifícios de rima, nem se distribuiao longo do enredo em forma de versos (Epopéia).

O CONTO, assim como a novela e o romance, trata de uma narrativa. A primeira (e grande) diferença em relação a esses seus “irmãos” está no tamanhodo texto. Romances e novelas são bem mais longos, permitindo-se à quebras de cenários, entrada e saída de personagens (mais no romance que na novela) e a divisão do enredo em capítulos.

O CONTO secaracteriza pela concisão e pela densidade do texto. Pelo tamanho do texto, não se concebe a criação de muitas personagens, excessiva divisão em capítulos e há uma clara limitação na utilização denovos espaços e tempos (poucos cenários).

Diferentemente do romance, o ápice do CONTO é o seu final. Enquanto no romance há um equilíbrio das emoções ao longo da narrativa (ou mesmo enfraquecimentopróximo ao epílogo), o CONTO se desenvolve no sentido de um final reflexivo, surpreendente ou polêmico.

O miniconto e/ou microconto, é um OUTRO gênero que vem crescendo bastante atualmente. Com efeitosemelhante ao do poetrix para a poesia, o miniconto condensa em 50 ou pouco mais letras, uma história, normalmente a ser interpretada ou racionalizada pelo leitor.


SÍNTESE
Gênero narrativo,...
tracking img