lAMPEIIA

1261 palavras 6 páginas
Veja dicas dos estudantes que tiraram mais de 900 pontos na redação do Enem 2012 e prepare-se
Rolam por aí algumas brincadeiras sobre a correção do Enem. Alguns dizem que o resultado faz parte de um bolão, já outros falam que é dado por sorteio. Brincadeiras à parte, depois que o Ministério da Educação (MEC) reformulou o método de correção das redações no último exame, ficou bem mais difícil tirar uma nota que não condiz com a qualidade do texto (no fim do post você confere como é feita a correção atualmente).
- Redação do Enem 2012 fala sobre a imigração para o Brasil no século XXI
A questão é: tirar notas altas é realmente muito difícil. No Enem 2012, apenas 1,1% dos 4,1 milhões de candidatos tiraram notas iguais ou superiores a 900 pontos (1000 é máximo). A figura abaixo mostra a distribuição do desempenho dos participantes:

Gráfico das notas das redações do Enem 2012 (imagem: MEC)
Já que é tão difícil tirar uma nota tão alta, como esses candidatos conseguiram? Para poder responder a essa questão, o GUIA conversou com quatro estudantes que tiraram mais de 900 pontos. Eles nos contaram como se prepararam para o Enem. Quer saber como mandar bem na prova? Confira as dicas abaixo, todas elas praticadas por esses estudantes nota 1000 (ou quase isso):
1) Leia muito!
Ler ajuda na hora de escrever. Prova disso é o estudante Luís Paulo Sousa da Silva, de 16 anos, que obteve 920 pontos na redação. Ele assume que parte deste resultado tem a ver com o seu vício: ler livros. “Costumo dizer que a minha preparação para a redação do Enem vem desde os 10 anos, idade em que comecei a ler compulsivamente”, diz o estudante.
- Confira dicas de como escrever uma boa redação no Enem
Ele conta que vale todo o tipo de leitura para escrever melhor. Se você não consegue ler livros muito grandes, pode procurar obras com contos ou crônicas, nas quais os textos são mais curtos. Ler revistas e jornais também é importante, porque além de praticar a leitura, você também estará

Relacionados