Como elaborar um projeto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1105 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO

PROJETO
Projeto é um plano de execução, é um planejamento para se alcançar objetivos dentro de metas de orçamento e tempo; é o conjunto de atividades que precede a execução de um produto, sistema, processo ou serviço.

O processo do projeto é a aplicação específica de uma metodologia de trabalho à resolução de problemas.

TIPOS DE PROJETOS
PROJETO POR EVOLUÇÃO - é aquele quesurge da adaptação ou variação de um projeto anterior. Esta variação pode ficar restrita, por exemplo, à forma ou às dimensões do produto. Este tipo de projeto pode surgir em resposta ao rápido desenvolvimento da tecnologia ou a descobertas científicas recentes, que permitem novas explorações tecnológicas.

Por se ter conhecimento do desempenho do sistema anterior, o projeto por evolução apresentamenores riscos de falhas, tendo, entretanto, menores possibilidades de competição, por apresentar poucas novidades ao consumidor.

TIPOS DE PROJETOS
PROJETO POR INOVAÇÃO - é aquele que surge da aplicação de conhecimentos anteriormente não experimentados. Normalmente é uma resposta a uma descoberta científica, que gera um novo conjunto de conhecimentos técnicos, cuja utilização pode romper compráticas tradicionais.

Este tipo de projeto resulta em novos produtos que, por falta de conhecimento do desempenho de produtos análogos, correm maior risco de apresentar erros.

PROCESSOS DE PROJETOS
O sucesso do projeto tem forte ligação com a adoção de um bom processo solucionador.

FASES DO PROJETO
O passo inicial do processo de projeto é a identificação de uma necessidade, que podesurgir de muitas maneiras. O mais comum é que surja da insatisfação com a situação presente, ou com a solução atual. Essa tarefa pode ser de vital importância para a sociedade, uma vez que a necessidade, usualmente, surge na ânsia de reduzir custos, aumentar a confiabilidade ou o desempenho de sistemas, ou, simplesmente, para satisfazer o público consumidor, que cansou de determinado produto oumudou de hábitos.

Vista aérea do centro de Manaus/AM

FASES DO PROJETO
Podemos estabelecer pelo menos uma diferença básica entre a identificação de uma necessidade e a formulação do problema. O problema é mais específico, objetivo, e diz respeito a uma questão concreta. A necessidade é mais geral e abrangente, indicando um tema mais amplo. Se a necessidade for melhorar o escoamento detráfego num entroncamento entre rodovias, o problema poderá ser a construção de um viaduto; se a necessidade for melhorar a segurança contra incêndios em edifícios, o problema poderá ser a construção de escadas de segurança;.

FASES DO PROJETO
A grande frustração que se tem ao efetuar o primeiro projeto costuma ser fruto da escassez de informações. Se a área de atuação do projetista não forexatamente a do projeto, ele terá pouco material sobre o trabalho a ser desenvolvido - referências bibliográficas, formulações análogas, modelos, endereços de fabricantes. Algo parecido acontece com principiantes na arte projetual. Porém, se houver coincidência, ele terá muitas referências e poderá praticamente iniciar o trabalho esquematizando a solução, ou desenvolvendo as informações disponíveispertinentes à solução do problema.

FASES DO PROJETO
Após ter definido o problema e coletado as informações necessárias para iniciar o projeto, o projetista pode se empenhar ativamente na busca de soluções, sem, necessariamente, preocupar-se com detalhamentos de todas elas. Entretanto, em determinados casos pode ser vantajoso realizar um projeto preliminar, com o objetivo de formular uma primeiraidéia de uma solução proposta, ou mesmo para esclarecer algumas características desta solução.

FASES DO PROJETO
O termo avaliação é aqui usado no sentido de julgamento, e envolve uma análise completa do projeto. Desta fase constam cálculos detalhados do desempenho do sistema. Em alguns casos, a avaliação pode envolver extensos testes de simulação com modelos experimentais, em escala...
tracking img