Como combater o ctrl+c/ctrl+v?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluna: Ana Paula Motta de Oliveira Pinto

Em qualquer discussão entre professores, em qualquer parte do país, em qualquer parte do mundo, existe uma queixa comum a todos: a cada dia fica maisdifícil combater a prática da simples cópia nos trabalhos escolares, a chamada “cultura do ctrl+c/ctrl+v”.
Em qualquer site de busca é possível encontrar textos sobre qualquer assunto na internet, o quepode ser muito bom e muito ruim. É como se de repente todo cidadão tivesse acesso à maior biblioteca do mundo, por outro lado o conteúdo além de não ser sempre confiável trouxe à tona a prática dacópia de trechos sem identificação de autoria, a disseminação do plágio.
Refletindo sobre essa prática, que há muito já chegou também às universidades, comecei a pensar no quanto nós professorescontribuímos para que isso aconteça. Será que sempre valorizamos a autoria, citamos fontes, lemos o nome do autor quando lemos um texto em sala de aula, valorizamos a autoria dos alunos?
Com certeza muitosvalorizam e outros tantos não o fazem. Mas é bom que se pense sobre isso e que essa atitude seja cotidiana. Mas é preciso ir além e temos aí a questão da orientação à pesquisa. Não podemos simplesmenteindicar os temas a serem pesquisado e “soltar” os alunos no laboratório de informática, assim como não podemos fazer o mesmo na biblioteca escolar.
É interessante que a orientação à pesquisa sejafeita desde as séries iniciais. O professor deve orientar a forma de pesquisar, sugerindo fontes mais confiáveis, maneira de resumir um assunto sem que seja copiado, identificar a autoria, fazer ascitações entre aspas, citar fontes.
Quando esses cuidados são tomados, a prática nefasta do plágio é reduzida. Uma forma interessante de valorizar a autoria dos alunos é a publicação dos trabalhos da turmada maneira que as crianças e adolescentes mais valorizam: na própria internet. A professora Maria Cecília de Geografia da escola onde estuda meu filho, Instituto Dom Bosco- Salesiano, fez um...
tracking img