Comida dos deuses - a gastronomia e a espiritualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA, GASTRONOMIA E TURISMO DE SÃO PAULO

COMIDA DOS DEUSES: a gastronomia e a espiritualidade

São Paulo 2011

FACULDADE DE TECNOLOGIA EM HOTELARIA, GASTRONOMIA E TURISMO DE SÃO PAULO.

Jaqueline Martins de Araujo¹ Maria Souza Lima² Maria Teresa Carmélia Preto Lemos Figueiredo³ Samar Arman4

COMIDA DOS DEUSES: a gastronomia e a espiritualidadeTrabalho de conclusão do curso de Gastronomia, da Faculdade de Tecnologia em Hotelaria, Gastronomia e Turismo de São Paulo, como requisito parcial para Conclusão de Curso, sob a orientação da Professora Sônia Loureiro.

______________________________ ¹ Aluna da faculdade HOTEC; jackymaraujo@yahoo.com.br
² Aluna da faculdade HOTEC; mariasuzalm2007@yahoo.com.br ³ Aluna da faculdade HOTEC;tecafigueiredo@hotmail.com
4

Aluna da faculdade HOTEC; samureitor@hotmail.com
2

RESUMO

Este artigo pretende estabelecer uma correlação entre gastronomia e religiosidade, identificando alimentos, receitas e a simbologia, que fizeram e/ou ainda fazem parte das festas e rituais, da Igreja Católica. Concordamos com Gimenes (2010, p.92) quando diz: O homem, quando se alimenta, “fala” sobre si mesmo, suaorigem, sua classe social, a fé professada, dentre tantas outras informações. E procura bares e restaurantes que traduzam em suas propostas essa auto-imagem. O que nos faz acreditar que o estudo proposto contribui como mais uma ferramenta, que pode enriquecer nossas sugestões de cardápio e subsidiar a preparação de eventos gastronômicos. Realizamos uma pesquisa bibliográfica e documental, apartir de bibliotecas virtuais (Google books); sites relacionados a gastronomia, filmes e documentários: Festa de Babette e Como cozinhar sua vida, além de livros, entre eles a Bíblia (o livro Sagrado), todos apontados nas referências bibliográficas. Acreditamos ser a preparação e apresentação dos alimentos um conjunto de ritos, onde as emoções, também, são ingredientes, e onde, em comparação aos fiéisque servem a Deus, existe nossa devoção, em encantar, nossos clientes.

Palavras chave: espiritualidade, gastronomia, rituais, simbologias, católica.

3

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

5

1. 1.1. 1.2.

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA Catolicismo A Gastronomia e a Religião Católica

7 8 10

2. 2.1.

RITUAIS E FESTAS CATÓLICAS Ano Litúrgico: suas festas 2.1.1. Ciclo da Páscoa 2.1.2. Ciclo doNatal

13 14 15 16 17 18 21

2.2. 2.3. 2.4.

Sacramentos Simbologia das Comidas Presentes nos Rituais e Festas Comidas dos Santos Católicos

CONSIDERAÇÕES FINAIS

23

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

24

4

INTRODUÇÃO

Ao olharmos uma maçã, nada vemos além de uma maçã, no entanto, ao buscarmos suas histórias e significados, ela revela-se e nos mostra suas várias faces, por exemplo, emtecnologia, logo pensamos em microcomputadores, consequentemente, pensamos na Apple; um país nos remete a Nova Iorque: a Big Apple; como história infantil: o veneno que mata Branca de Neve; na música: símbolo dos Beatles, já para Adão e Eva: o desejo; e para igreja católica representa a tentação, o pecado original. Outros alimentos, tal como a maçã, estão presentes e representados em nossoimaginário, podemos citar o trigo, o mel, o sal, o chocolate, entre outros, porém, muitas vezes, o tempo se encarrega de banalizá-los. Nesta ótica, vamos aqui refletir sobre a gastronomia e suas representações simbólicas, no campo da religiosidade. Ao olharmos para as culturas mais antigas do mundo, vemos que os povos já ofereciam comidas como presentes às divindades de suas religiões, saborestradicionais, recheados de significado, que eram verdadeiras festas. Entendiam que ao se alimentar, o homem unia-se às suas crenças, religando-se ao Sagrado. Estes sabores aliados à sociabilidade a mesa, ainda, são valores prezados nas celebrações religiosas. Considerando que no mundo existem um bilhão e trezentos milhões de católicos e que o Brasil é um dos países com maior número de cristãos, 61% dos...
tracking img