Comex

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdades Rio-Grandenses



FUNÇÕES DO ADMINISTRADOR


Ângelo, Bruna, Juliana, Vandressa.



Professora Rosana



Porto Alegre
2012
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3
REFERENCIAL TEÓRICO 4
1 PLANEJAMENTO 5
1.1 Missão e Valores 6
1.2 Visão 7
1.3 Valores 7
1.4 Resultado das análises 8
1.5 Planejamento Tático 8
1.6 Planos Operacionais 9
2 ORGANIZAÇÃO 9
2.1 Organização como uma unidade ou entidade social9
2.2 Organização Formal 10
2.3 Organização Informal 10
2.4 Organização como função administrativa e parte integrante como processo administrativo 11
2.5 Níveis de abrangência da organização 12
3 DIREÇÃO 13
3.1 Níveis de Direção 14
4 CONTROLE 14
4.1 Estabelecimento de padrões ou critérios 16
4.2 Observação do desempenho 16
4.3 Comparação do desempenho com os padrões estabelecidos 17
4.4 AçõesCorretivas 17
5 CONCLUSÃO 19
REFERÊNCIAS 20
ANEXOS 21





INTRODUÇÃO






A teoria neoclássica procura enfatizar as funções do administrador. As funções são: Planejamento, organização, direção e controle. A soma das quatro funções básicas forma o processo administrativo.

A teoria neoclássica enfatiza a prática da administração, a reafirmação dos postulados clássicos, nos princípios gerais daadministração, nos objetivos e resultados, e no ecletismo.

Este trabalho procura descrever as diferentes funções do administrador, sob a visão dos autores, dentro das organizações da escola operacional.








REFERENCIAL TEÓRICO





Todas as teorias de administração baseiam-se na Teoria Clássica, seja como ponto de partida ou ainda como crítica para tentar um posicionamento diferente,porém ainda muito relacionado a ela. A Teoria Neoclássica nada mais é do que a Teoria Clássica reformulada para as empresas atuais, juntamente com seu ecletismo que aborda todas as demais teorias.


Dentre os autores da Teoria Neoclássica se destacam Peter F. Druker, Willian Newman, Ernest Dale, Ralph C. Davis, Louis Allen e George Terry.


É também conhecida como escola operacional,escola do processo administrativo ou ainda abordagem universalista da administração. Suas características básicas são: ênfase na prática da administração, administração como técnica social, centralização versus descentralização e nas funções do administrador, esta última a qual nos aprofundaremos a seguir.



1. PLANEJAMENTO





Planejar é o primeiro passo do Processo de Administrar, é pensarantes de agir ou preparar as maneiras mais adequadas para a ação. Dessa forma objetiva-se o melhor caminho para se atingir os resultados esperados.


Stoner (1999, p.5) diz que:

"Planejar significa que os administradores pensam antecipadamente em seus objetivos e ações, e que seus atos são baseados em algum método, plano ou lógica, e não em palpites. São os planos que dão à organização seusobjetivos e que definem o melhor procedimento para alcançá-los."



De forma semelhante, Chiavenato (2000, p.195) diz que:


"O Planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser aquela que serve de base para as demais funções. O Planejamento é a função administrativa que determina antecipadamente os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer paraalcançá-los.”




O ato de planejar envolve sensibilidade ao mercado e à missão da organização além de vários métodos e técnicas que tornam o planejamento realmente eficaz. Assim a organização deixa de agir unicamente de maneira intuitiva e passa a atuar de forma profissional e focada facilitando seu desenvolvimento e sustentabilidade.







1.1. Missão e valores





Missão é a razão de ser daempresa

Ex: “A Abril está empenhada em contribuir para a difusão de informação, cultura e entretenimento, para o progresso da educação, a melhoria da qualidade de vida, o desenvolvimento da livre iniciativa e o fortalecimento das instituições democráticas no país”.





Objetivos da Empresa: lucro, expansão, segurança, autonomia (Meyer)

Econômicos e socias (Ansoff)



1.2 Visão


“É uma...
tracking img