Comercio e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1091 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
COMERCIO E DESENVOLVIMENTO
Economia internacional e teoria do desenvolvimento econômico
Nas economias desenvolvidas o principal problema macroeconômico contemporâneo é a questão do emprego, enquanto para as economias periféricas, a questão do desenvolvimento está diretamente ligado a questão do comercio exterior, o conceito de comercio e desenvolvimento surgiu no período de pós-guerra seopondo em relação a economia neoclássica.
Os economistas tomados pela revolução keynesiana faziam vários ataques a ortodoxia, pois a tradição keynesiana havia estabelecido firmemente a idéia da existência de duas classes de ciência econômica: uma tradição ortodoxa, em que a economia se encontra plenamente empregada; e outro sistema muito diferente de proposições analíticas e prescrições de políticasque se aplicavam quando havia grande desemprego de recursos humanos e materiais.
As teorias clássicas e neoclássicas de desenvolvimento econômico consideram o comercio exterior como mecanismo essencial para difusão dos frutos deste processo. Já para Adam Smith a riqueza das nações era determinada pela produtividade do trabalho supondo uma função de produção com rendimentos crescentes de escala,pois os países podem aproveitar o máximo de seus recursos naturais e mão de obra ociosa para incorporar o processo produtivo, e o comercio internacional é o canal de escoamento do excedente.
Ricardo difere da abordagem de Smith do “canal de escoamento do excedente” porque pressupõe que os recursos de um país estão plenamente empregados antes que ele entre no comercio internacional. Estaabordagem implica que, com um determinado padrão tecnológico e pleno emprego, recursos antes empregados na produção de um bem para consumo doméstico sejam deslocados para produção de produtos para exportação, para ele o volume de produção está sujeito marginal decrescente.

Origens do debate moderno sobre comércio e desenvolvimento
Tem duas matrizes principais: a tese de Prebish-Singer sobredeterioração dos termos de troca e a tese de Ragnar Nurkse sobre o comercio como motor do desenvolvimento. A primeira foi formulada por Hans W. Singer e Raul Prebish em 1950, e sustentava que havia uma tendência estrutural de deterioração dos termos de troca entre os países subdesenvolvidos, exportadores de produtos primários, e os desenvolvidos, exportadores de manufaturas.
Segundo a visão cepalina, ocomércio internacional não levaria a um fluxo continuo de países desenvolvendo-se em função dos ganhos do comércio ou pela difusão do progresso técnico dos países mais avançados para os mais atrasados: ao contrario, a integração das economias periféricas em escala mundial levou a modernização sob condições de heterogeneidade estrutural.
A segunda tese do debate que foi proposta por Ragner Nurkse,que sustentava que no século XIX o comercio foi o motor do crescimento econômico. Isto se deu porque a economia mundial era liderada pela Grã-Bretanha, que tinha uma alta propensão marginal a importar, gerando um grande mercado para matérias-primas e alimentos, provenientes das economias periféricas na America, na Europa e nas suas colônias. Isto teria permitido o rápido crescimento das economiasque produziam alimentos e outros produtos em grande demanda naquele país.
Comercio e progresso técnico
Nessa abordagem seriam justamente as diferenças entre os níveis de desenvolvimento e as tecnologias utilizadas que explicariam os fluxos comerciais, em seus estágios iniciais os novos produtos tenderiam a não ser padronizados, nesta fase seriam feitas experiências com processos de produção,com diferentes tipos de insumos e desenhos de produto final, a fase que se descreve então é a diferenciação do produto e dos fornecedores é elevada.
O conceito de ciclo do produto continua a ser útil para explicar a dinâmica de alguns produtos, uma vez que muitas firmas têm a maior parte de sua produção destinada ao mercado domestico e mantêm ainda fortes características nacionais. Segundo...
tracking img