Combinado de queijos e vinhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1329 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMBINADO QUEIJOS E VINHOS

COMBINADO QUEIJOS E VINHOS
por Saul Galvão

Originário da França (mais especificamente da Provence), a união de queijos e vinhos é uma opção agradável de receber amigos e virou costume muito comum entre os brasileiros. O queijo acompanha bem vários pratos e praticamente qualquer tipo de bebida. Pórem, até hoje, não se encontrou melhor acompanhamento do que o de umbom vinho. QUeijos e vinhos nem sempre se dão bem. Alguns convivem maravilhosamente, outros simplesmente convivem, se suportam e outros detestam. A dificuldade da combinação provém das características conflitantes entre os dois alimentos. O queijo tem sabor forte e, em geral, é gorduroso. Além disso, é salgado e pode ser ácido. Já os vinhos podem ficar mais amargos no contato com o sal e têmsabor recoberto, se não forem tão ácidos quanto os queijos. Mas o ideal é alcançar um equilíbrio, de tal maneira que o sabor de um realce do outro.

Roquefort, Gorgonzol & Cia – Sauternes

O Roquefort e o Gorgonzola são os mais conhecidos entre os queijos "azuis", fortes, com estrias escuras de "penicilum roquefortis". O Roquefort é feito na França, com leite de ovelhas e o Gorgonzola nasceu naItália, com leite de vaca. Stilton e Fourme d'Ambert são outros queijos dessa família.
Costumam passar por cima de muitos tintos e brancos comuns, mas amam os brancos doces do tipo Sauternes e similares da França e de outros países. No caso, os extremos se atraem: doce e salgado, potência e delicadeza. Alguns, como o Stilton, ficam bons também com fortificados, como o Porto, o Madeira e o Banyuls.Queijo da Serra da Estrela - Porto Vintage

Uma das glórias de Portugal, um dos melhores queijos do mundo, feito artesanalmente na Serra da Estrela, perto da região vinícola do Dão, com leite de ovelha. O verdadeiro Serra da Estrela só aparece em determinada época do ano e é normalmente cremoso. É costume cortar a tampa e recolher o queijo com uma colher.
Um belo Porto Vintage, feito com uvasde uma só safra, envelhecido na garrafa durante anos é a companhia ideal. outros tipos de Porto são bem-vindos. Também combinam com outros fortificados doces, como Banyuls e o Moscatel de Setúbal. o Azeitão, outro grande queijo, aceita as mesmas companhias.

Parmesão, Grana Padano & Cia – Malbec

O Parmegiano é um queijo de leite de vaca feito numa determinada região, perto de Parma. O GranaPadano é quase igual, mas pode ser feito numa zona muito maior. Queijos afinados longamente e que ficam quase secos, salgados, com um toque picante muito gostoso. Similares em muitos países. Bons queijos no Brasil.
Eles "gostam" de vinhos, notadamente tintos, mas é bom evitar exemplares muito potentes e tânicos. Sal e tanino não se bicam. Um Barvera, um Chianti Clássico, um Dolcetto, um Merlot doRio Grande do SUl ou do Chile, um Malbec argentino são boas opções. Também aceita brancos de um bom corpo.

Camembert & Brie – Dolcetto

O Camembert é da Normandia e o Briel da Île de France, perto de Paris. Similares em muitos países. o Camembert é pequeno e o Brie muito maior. O tamanho tem influência na maturação dos queijos. Os paladares são distintos, mas a família pode ser considerada amesma, a dos queijos croûte fleurie, com uma camada grande de fungos.
Pedem normalmente tintos leves, que podem ser servidos bem refrescados, como Beaujolais, um Merlot nacional ou do Chile, um Dolcetto, os feitos com a Pinot Noir e outros. Mas admitem bons brancos.

Suíços, Prato & Cia – Chardonnay

São queijos de vaca de massa prensada e de casca dura. O emental e o Gruyère, nomes de suascomunas da Suíça, são os mais conhecidos. No Brasil, os pioneiros queijeiros dinamarqueses criaram os muitos tipos de Prato, inspirados em queijos de seus países como o Dambo. Beaufort, Gouda e muitos outros nessa família imensa.
Gostam de tintos e brancos. Prefiro com os brancos. Um bom Chardonnay potente, com estágio na madeira (Bourgogne, Australio, Chile e Argentina), um Riesling ou um...
tracking img