Cloud computing

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Conceitos Básicos S/O: Hardware e Software, Concorrência
Cloud Computing e S/Os On-line

[pic]
Entendendo a Computação em Nuven – Cloud Computing
A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente nos últimos anos, mas tudo indica que ouviremos esse termo cada vez mais. Também conhecido no Brasil como Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere à idéia de utilizarmos, emqualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações através da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.
No Brasil, a tecnologia de computação em nuvem ainda é muito recente. Os primeiros testes foram implementados em 2007, sendo que somente em 2008 começou a ser oferecido comercialmente. [Olhar Digital – www.olhardigital.com.br]Quando irei utilizar a Computação em Nuvem – Cloud Computing?
Provavelmente você já a utiliza, mas ainda não percebeu isso. Darei exemplos simples, como Dropbox, SkyDrive, Google Doc’s, Orkut e e-mail (Gmail e Yahoo!), todos estes aplicativos estão em um servidor virtual, no qual você aloca seus arquivos, podendo consultá-los posteriormente em qualquer lugar do mundo, por isso a idéia de nuvens ( Umanuvem pode estar em qualquer lugar, a qualquer hora). O Google Doc’s é uma excelente ferramenta de nuvem, você pode criar, compartilhar e gerenciar o acesso à arquivos .xls - .pdf – ppt – doc. . Falando em produtividade esta é hoje uma das melhores ferramentas, imagine que você está no Brasil e tem uma reunião de negócios no Japão, você tem pouco tempo para se organizar, o ideal então seriaotimizar o tempo. É justamente ai que você levaria vantagem, ao invés de fazer cópias de arquivos em pen drives ou cd’s, ou até mesmo para sua própria máquina, você teria todos eles no Google Doc’s, podendo acessá-los de qualquer lugar da forma mais conveniente.
O mesmo ocorre com o SkyDrive da Microsoft que está presente nas contas de e-mail hotmail voltados para produtos Microsoft. Lá édisponibilizado ao usuário 25GB de espaço em um Disco Virtual, onde o usuário pode criar, abrir ou editar arquivos do pacote Office da Microsoft.
No caso do DropBox os espaços virtuais concedidos em disco variam de acordo com os S/Os (Sistemas Operacionais) utilizados, trata-se de um sistema de sincronização de arquivos que estão na nuvem entre vários dispositivos(Notebooks, netbooks, Ipad’s, smartphone etc.)que possuam o DropBox instalado. Neste software o conceito computação em nuvem é latente.
As plataformas de e-mail Google e Yahoo! já utilizam o conceito Cloud Computing já algum tempo, o usuário cria uma conta em qualquer um desses servidores virtuais, recebe X espaço para armazenar os seus e-mails e arquivos.
Mas e quanto à segurança destes dados?
É ai que está um grande problema, mas comojá sabíamos, nem tudo são flores da computação. Se pararmos para pensar, começaremos as esbarrar numa série de cenários negativos e positivos, vamos ver alguns.
Primeiro Cenário: nos países menos desenvolvidos a barreira da velocidade do link de internet é um dos principais empecilhos para uma alta produtividade sem riscos. Enquanto em países da América do Norte, Ásia e Europa as velocidades deinternet ultrapassam facilmente os 100MB para usuários e 10GB para empresas, no Brasil é pouco comum estes níveis de serviço e velocidades. Somente grandes empresas dispõe de tal produto. Banco do Brasil, Caixa Econômica pelo lado público, bancos e empresas privadas como: Bradesco, Itaú e as gigantes do setor de Telefonia.
Segundo Cenário: este um dos mais importantes na minha opinião, a Energia, noBrasil ainda temos um sistema arcaico, estações mal dimencionadas e gerenciadas. Somos um dos países mais ricos em recursos hídricos, temos sol em várias regiões do país o ano inteiro, cidades litorâneas com vento e sol em abundância e mesmo assim não conseguimos produzir uma energia de qualidade, são comuns os apagões ou falhas nas redes elétricas, todos nós sabemos o quão é importante uma...
tracking img