Geradores eletromecanicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Geradores Eletromecânicos:

Um exemplo de um gerador eletromecânico é o motor de indução (assíncrono).

O motor assíncrono é constituído basicamente pelos seguintes elementos: um circuito magnético estático, constituído por chapas ferromagnéticas empilhadas e isoladas entre si, ao qual se dá o nome de estator; por bobinas localizadas em cavidades abertas no estator e alimentadas pela rede decorrente alternada; por um rotor constituído por um núcleo ferromagnético, também laminado, sobre o qual se encontra um enrolamento ou um conjunto de condutores paralelos, nos quais são induzidas correntes provocadas pela corrente alternada das bobinas do estator.

O rotor é apoiado num veio, que por sua vez transmite à carga a energia mecânica produzida. O entreferro (distância entre o rotore o estator) é bastante reduzido, de forma a reduzir a corrente em vazio e, portanto as perdas, mas também para aumentar o fator de potência em vazio. Como exemplo apresentamos a "projeção" dos diversos elementos o motor assíncrono de rotor em gaiola de esquilo.

A partir do momento que os enrolamentos localizados nas cavidades do estator são sujeitos a uma corrente alternada, gera-se um campomagnético no estator, consequentemente, no rotor surge uma força eletromotriz induzida devido ao fluxo magnético variável que atravessa o rotor. A f.e.m. induzida dá origem a uma corrente induzida no rotor que tende a opor-se à causa que lhe deu origem, criando assim um movimento giratório no rotor.

Como podemos constatar o princípio de funcionamento do motor de indução baseia-se em duas leisdo Eletromagnetismo, a Lei de Lenz e a Lei de Faraday.

Faraday: "Sempre que através da superfície abraçada por um circuito tiver lugar um variação de fluxo, gera-se nesse circuito uma força eletromotriz induzida. Se o circuito é fechado será percorrido por uma corrente induzida".

Lenz: "O sentido da corrente induzida é tal que esta pelas suas ações magnéticas tende sempre a opor-se à causaque lhe deu origem".

Indução Eletromagnética:

Em 1831, Michael Faraday descobriu o princípio da indução eletromagnética. Ele afirma que, se um condutor atravessar linhas de força magnética, ou se linhas de força atravessarem um condutor, induz-se uma f.e.m. ou uma tensão nos terminais do condutor. Observe o exemplo: Seja um imã cujas linhas de força se estendem do polo norte para o pólo sul.Um condutor capaz de se movimentar entre os polos é ligado a um galvanômetro G, usado para indicar a presença de uma f.e.m. Quando o condutor estiver parado, o galvanômetro também estará parado. Se o condutor se movimentar para fora do campo magnético, para a direita o galvanômetro ainda continuará parado indicando assim que nenhuma f.e.m. é induzida no condutor. Quando o condutor se desloca para aesquerda atravessando as linhas de força, o galvanômetro se movimenta para a posição A. Quando fora do campo magnético o galvanômetro retorna a posição inicial indicando que não mais existe uma f.e.m. induzida no condutor. Movimentando o condutor em sentido contrário atravessando novamente as linhas de força, o galvanômetro se desloca para a posição B, porém se o movimento cessar entre , mesmoestando sob o campo magnético, o galvanômetro indicará que nenhuma f.e.m. está sendo induzida no condutor mas voltará a se movimentar para a posição B reiniciando o movimento antes adotado.

Concluí-se que:

( Quando as linhas de força são interceptadas por um condutor ou quando as linhas de força interceptam um condutor, é induzida neste condutor uma f.e.m. ou uma tensão.

( É preciso haverum movimento relativo entre o condutor e as linhas de força de forma a variar o campo magnético sobre o condutor para que seja induzida a f.e.m.

( Mudando o sentido do movimento de intersecção das linhas de força e do condutor, haverá uma inversão no sentido da f.e.m. induzida no condutor.

1) Qual a relação entre o funcionamento destes dispositivos e a propriedade física da indução...
tracking img