Comandos eletricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 30 (7277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
Esta atividade de pesquisa tem como objetivo buscar um melhor aperfeiçoamento do assunto, melhorando nossa forma e aprender e desenvolver as atividades práticas propostas em sala de aula. Buscando assim uma grande quantidade de informações possíveis para cada assunto abordando como: tipos de dispositivos, características, formas de aplicação, funcionamento e dimensionamento.
Quandotratamos de comandos elétricos, devemos sempre tem em mente o que precisamos e o que pode ser feito para evitar perdas e danos aos componentes do circuito. Para cria um circuito de comando não se pode abrir mão da proteção, para isso existem dispositivos como os disjuntores, relés térmicos, relés falta de fase e fusíveis. E também de formas de sinalização e controle do circuito, como botoeiras,sinalizadores. Buscando sempre uma forma prática, fácil, e segura de comandar um circuito elétrico.

Disjuntores
Dispositivo de manobra (mecânico) e de proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes em condições normais do circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo especificado e interromper correntes em condições anormais especificadas do circuito, tais como as decurto-circuito e sobracarga.
Sobrecarga: É uma corrente elétrica maior que a suportável pelos fios e cabos; causada pela ligação de vários aparelhos ao mesmo tempo. Provoca aquecimento elevado, danificando a isolação dos fios.
Curto-circuito: É uma corrente elétrica que atinge valores altíssimos, muito superiores ao suportável pelos fios e cabos. É causada pela união de dois ou mais potenciais (ex:fase-neutro/fase-fase), criando um caminho sem resistência. Provoca aquecimento elevado, danificando a isolação dos fios.
Recomenda-se que os disjuntores sejam projetados com fator de segurança de 20%.
Funções básicas
1-Proteger os cabos contra sobrecargas e curtos-circuitos.
2-Permitir o fluxo normal de corrente sem interrupções.
3-Garantir a segurança das instalações e dos utilizadores.Tipos de disjuntores:
-Disjuntores secos: Disjuntor cujos contatos principais operam ao ar sob pressão atmosférica.
-Disjuntor de potência: Disjuntor abertos para elevadas correntes.
-Disjuntor de sopro magnético: Neste tipo de disjuntor os contatos abrem-se no ar, empurrando o arco voltaico para dentro das câmaras de extinção, onde ocorre a interrupção, devido a um aumento na resistência do arcoe consequentemente na sua tensão. Uma das principais características dos disjuntores a sopro magnético é a grande resistência do arco voltaico. Os disjuntores a sopro magnético são usados em média tensão até 24kV, principalmente montados em cubículos.
-Disjuntor termomagnético: Atua disparando pelo efeito térmico quando em sobrecarga, e atua disparando instantaneamente pelo efeitoeletromagnético de uma corrente de curto-circuito.
-Disjuntor a óleo: O óleo mineral com suas destacadas características de isolante e extintor foi usado desde os primeiros tempos na fabricação de disjuntores.
-Disjuntor a vácuo: Grande segurança de operação, pois não necessitam de suprimento de gases ou líquidos e não emite chamas ou gases;
Praticamente não requerem manutenção, possuindo uma vidaextremamente longa em termos de números de operações a plena carga e em curto – circuito;
A relação capacidade de ruptura/volume é bastante grande, tornando estes disjuntores bem apropriados para o uso em cubículos;
Devido à ausência de meio extintor gasoso ou líquido, podem fazer religamentos automáticos múltiplos.
-Disjunto DR: Dispositivo que interrompe a corrente de carga quando a correntediferencial residual atinge um determinado valor. Corrente diferencial residual é a soma algébrica dos valores instantâneos das correntes que percorrem todos os condutores vivos de um circuito em um dado ponto.
O disjuntor DR protege pessoas contra os efeitos nocivos causados por choques elétricos, por detecção da corrente de fuga e desligamento imediato, e também instalações contra falhas de isolação,...
tracking img