Comandante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1150 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia nas Organizações




1. Diante de um Psicólogo as pessoas agem de diversas formas:

- Alguns pensam que temos bolas de cristal e adivinharemos o seu passado e futuro.
- Outros pensam que temos pílulas de conselhos milagrosos que farão os problemas sumirem, como mágica.
- Há os que falam muito, querendo solução para os problemas; assim como há os que se trancam por medo de queo Psicólogo adivinhe tudo o que se passa em sua mente.

Por ser uma ciência e profissão ainda nova, comparando as demais, a Psicologia não é de todo conhecida e tem seu objeto de estudo, e meios de estudo e intervenção não compreendidos.

Apresente, em até 10 linhas, a Psicologia e uma das suas áreas, a Psicologia nas Organizações. (2,0 pontos) 

Resposta: A psicologia pode ser apresentadatanto como uma ciência, quanto como uma profissão. Como ciência, a psicologia surgiu da necessidade do homem em compreender o comportamento humano e suas interações sociais, os processos mentais e a subjetividade. A psicologia é uma ciência, pois possui todas as características necessárias às ciências e ao método científico, ou seja, tem um OBJETO, uma TEORIA e um MÉTODO de estudo. Na psicologiacomo profissão, nós temos os psicólogos ligados à área científica, que estudam e produzem as teorias. E temos os psicólogos que aplicam essas teorias nos mais diversos setores da sociedade. Um desses setores é o da Psicologia das Organizações, que diz respeito a todo comportamento observado dentro de uma organização, seja ela uma empresa, escola, condomínio, e etc..., e que pode vir influenciar odesempenho desta.


2. Diante de uma falha, um esquecimento ou acidente, muitos colaboradores dizem “Fiz sem querer”, e o colega responde “Não é nada, é psicológico.”

Em nosso contexto a dimensão psicológica ainda é muito vinculada à compreensão de que o ocorrido não tem valor, é bobagem, não terá resultados, é inexistente e sem importância. Esquecem-se de que a dimensão psicológica éintegrante de nosso ser, e origem de muitos fenômenos concretos com impactos diretos sobre o bem-estar. Há teorias que enfatizam o papel do ambiente sobre a existência e manifestação das questões ditas psicológicas; outras analisam sobre um ponto de vista inatista; outras, por sua vez, consideram aspectos como história, cultura e relações sociais como participes da construção da dimensão psicológica.A dimensão psicológica dos indivíduos pode afetar a organização? Apresente sua resposta, justificando seu posicionamento. (3,0 pontos)

Resposta: No meu entender, quando ocorre esse tipo de citação, é porque a pessoa que a fez, não consegue entender o que a outra está sentindo, ou julga a questão como sendo invenção da “cabeça” da pessoa com quem está falando. “É psicológico” então, seria comodizer que a questão não existe na realidade, e sim, somente na mente de quem está se referindo. Contudo, sendo realidade ou não, este estado psicológico é o que realmente importa, e influencia positiva ou negativamente nas ações e comportamentos dentro de uma organização.

A dimensão psicológica de cada um revela como nós somos. E obviamente, “como” nós somos, é de suma importância no nossoambiente de trabalho e organização. A dimensão psicológica, que traduz nossa personalidade, nossos anseios, raciocínio, auto-estima, memória, etc..., e o estado mental, entendido como a situação atual psicológica do individuo, irão influenciar diretamente no desempenho das funções no trabalho.

A motivação, o interesse e o comprometimento dos membros de uma organização serão fatorespreponderantes no resultado procurado. Portanto tenho certeza que a dimensão psicológica dos indivíduos, podem afetar a organização.




3. A letra da canção, “Metamorfose Ambulante” de Raul Seixas, diz algo parecido como “eu prefiro ser essa metamorfose ambulante, do que ter uma velha opinião formada sobre tudo”, inclusive sobre si mesmo. O que esse pensamento pode ter de relacionado à dinâmica da...
tracking img