Comanado eletricos

4992 palavras 20 páginas
mati1

Processamento Elétrico

Introdução
Os contatores, relés térmicos e temporizadores são dispositivos muito importantes utilizados em automação industrial. Por mais que os sistemas de controle se tornem sofisticados a cada dia, sempre teremos os sinais elétricos de potência que devem sem ser interrompidos e/ou direcionados, bem como os dispositivos de proteção como os relés térmicos, disjuntores, fusíveis, dentre outros. Veremos a seguir os principais dispositivos utilizados nos circuitos elétricos. Estudaremos também como esses componentes eram utilizados como forma de processamento de sinais. Utilizaremos o circuito elétrico para acionamento de motores que é o que mais representa sua aplicação dentro das indústrias nos dias atuais. Contatores Contator é um dispositivo eletromecânico com a finalidade de abrir ou fechar circuitos. O acionamento deste dispositivo é feito eletromagneticamente. Esse equipamento é projetado para uma elevada freqüência de operação. Nas fotos que seguem pode se observar dois modelos de contator.

Fonte: Catálogo Siemens

O contator tem duas funções básicas em comandos elétricos; lógica de contatos e acionamento de motores. Para o acionamento de motores, os contatos são abertos ou fechados simultaneamente, energizando ou desernegizando o motor. A utilização de contatores em sistemas industriais apresenta várias vantagens: • • • • Comando a distância; Alto número de manobras; Ocupa pouco espaço; Maior segurança ao sistema e operador.

1

Funcionamento O contator possui uma bobina responsável pela movimentação do núcleo. Ao ser alimentada, a bobina cria um campo magnético que atrai o núcleo de ferro. Estão acoplados ao núcleo os contatos móveis responsáveis pelo fechamento do circuito. Ao ser movimentado, o contato móvel se encontra com os contatos fixos permitindo uma circulação de corrente elétrica. Ao ser desernegizado, cessa o campo magnético na bobina e ela deixa de atrair o núcleo. Desta forma, molas colocadas sob o

Relacionados

  • Bcp bombeio de cavidades progressivas
    4388 palavras | 18 páginas