Com a pre escola nas maos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (576 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Essa tendência está ligada à própria gênese da educação pré-escolar. Surge no século XVIII, num contexto de grandes transformações sociais em que as instituições passaram a ser questionadas,inclusive a escola.
A chamada escola tradicional entra em crise, fazendo surgir um movimento de educadores, que segundo muitos pesquisadores, seriam precursores da Escola Nova, tendência que iria se firmarnos séculos XIX e XX. Várias metodologias emanam desse movimento, tendo algumas delas influenciado bastante o ensino brasileiro, particularmente a pré-escola.
Destacam-se como princípios básicos daEscola Nova: a valorização dos interesses e necessidades da criança; a defesa da idéia do desenvolvimento natural; a ênfase no caráter lúdico das atividades infantis; a crítica à escola tradicional(seus objetivos estão calcados na aquisição de conteúdos); e a conseqüente prioridade dada pelos escolanovistas ao processo de aprendizagem.
O currículo oriundo desses componentes tem sempre comocomponente principal as atividades. Desde seu início, na Europa, com Froebel – o criador dos jardins de infância – passando por Decroly e seus “centros de interesses”, até Montessori e sua “pedagogiacientífica”, o fundamental para a escola nova é a atividade e o seu caráter lúdico.
No interior dessa tendência pedagógica, que vê romanticamente a pré-escola como jardim de infância e as crianças como asplantinhas, algumas diferenças podem ser constatadas. Froebel (1782-1852), por exemplo, defendia a crença numa evolução natural da criança e valorizava o simbolismo infantil. Para ele o verdadeirodesenvolvimento provém de atividades espontâneas. A marca registrada de sua pedagogia é a atividade, onde o caráter lúdico é o determinante da aprendizagem da criança.
Decroly (1871-1932), por outro lado,dava ênfase ao caráter global da atividade infantil e à função de globalização do ensino. Como pressuposto básico postulava que a necessidade gera o interesse – fator primordial que levaria o...
tracking img