Auditoria baseada no risco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Índice
1. Introdução ..............................................................................
2. Auditoria baseada no risco …………………………………
2.1 Conceitos …..………………………………………….
2.1.1 Auditoria Interna …..…...…………………………...
2.1.2 Risco …...……...………...…………………………...
2.2 Objectivos da auditoria interna …………………………...
3. O Risco no processo de auditoria interna ………….…...…..
4.Comparação entre o velho e o novo paradigma ……………
5. O valor da Auditoria baseada em risco (ABR)……………..
6. Influência do risco na orientação da Auditoria……………..
7. Conclusão …………………………………………………..
5. Bibliografia…………………………………………………. 03
04
04
04
04
04
05
06
06
07
09
10













1. Introdução

Com a crescente internacionalização e globalização da Economia, o aumentoda competitividade e as constantes alterações no ambiente de negócios, aumentou a importância das actividades de gestão de risco e governação. Assim sendo, no contexto de dinâmica e complexidade, a Auditoria interna baseada no risco surge como um instrumento alinhado com a estratégia da entidade, que incorpora a gestão de risco no processo de Auditoria Interna, contribuindo para um processo eficazde gestão de risco.
Ao longo desta dissertação traçamos a evolução do paradigma da Auditoria interna, com particular análise e contraste entre o anterior paradigma, baseado no controle e o actual paradigma, baseado no risco, salientando também o impacto desta transição no perfil dos Auditores internos. Abordamos a evolução da gestão de risco nas organizações, relevamos o papel assumido pelaAuditoria interna no processo de gestão do risco, bem como apresentamos o mapa de riscos como ferramenta que integra a gestão de risco e auditoria interna. O processo de Auditoria interna baseado nos riscos de negócio foi abordado, quer ao nível do planeamento anual, quer ao nível do planeamento execução e reporte da Auditoria individual.












2. Auditoria Interna baseada no risco2.1 Conceitos
2.1.1 A auditoria interna é uma actividade independente, de garantia e de consultoria, destinada a acrescentar valor e a melhorar as operações de uma organização.
Ajuda a organização a alcançar os seus objectivos, através de uma abordagem sistemática e disciplinada, na avaliação e melhoria da eficácia dos processos de gestão de risco, de controlo e de governação.

2.1.2 RiscoA possibilidade da ocorrência de um evento que possa ter impacto sobre o alcance de objectivos. O risco é medido em termos de impacto e probabilidade de ocorrência.
O risco é também a probabilidade que um acontecimento ou acção possa adversamente afectar a entidade. Está sujeito a auditoria qualquer activo, assim como qualquer actividade ou processo, sujeitos a riscos.

2.2 Objectivos deauditoria interna
O objectivo principal da actividade de Auditoria Interna é incentivar o cumprimento dos objectivos da entidade empresarial, para o qual se desenvolve no âmbito do trabalho, em duas áreas: área contabilística e área organizacional.
Os objectivos secundários a cumprir para que se atinja o objectivo principal são os seguintes:
 Analisar o controlo interno da empresa, quer navertente financeira, quer na vertente operacional;
 Analisar os activos da empresa considerando a incorrecta utilização “salvaguarda dos activos”;
 Analisar a fiabilidade do sistema de informação da entidade;
 Considerar o cumprimento, por parte da estrutura organizativa, das políticas emanadas da Direcção;
 Analisar a racionalização dos critérios organizativos, valorizando a possibilidade demelhor utilização e efectuando as recomendações oportunas.
3. O Risco no processo de Auditoria Interna

A Auditoria Interna baseada no risco é uma metodologia que associa a auditoria interna ao arcabouço global de gestão de riscos de uma organização.
A Auditoria Interna baseada no risco possibilita que uma auditoria interna dê garantia ao conselho directivo de que os processos de gestão de...
tracking img