Colonalismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1169 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem de apresentar as relações entre escravidão na antiquidade e modernidade; a servidão, o colonialismo na américa espanhola e potuguesa; e o estado moderno.
No desenvolvimento será tratada todas as características e especificidades mensionada nos aspectos anteriores.
É importante lembrar que todos esses aspectos sofreram alteração com o passar do tempo, masem alguns casos, como a escravidão está presente em certos países do globo.

DESENVOLVIMENTO
Escravidão (Antiguidade e Modernidade)

A escravidão foi um sistema de produção econômico que esteve presente em todas as grandes civilizações até a era moderna. Ainda hoje, embora esteja banida oficialmente em todos os países, sempre que possível algum grupo econômico ou paramilitar procura empregar,clandestinamente, o trabalho forçado daqueles que não possuem nada mais do que a sua mão de obra como meio de sobrevivência. Nessa forma de sistema econômico, o corpo de uma pessoa é considerado propriedade privada de outra, que a submete à condição de coisa. Na modernidade, tal modo de submissão só pode ser comparada aos campos de concentração Brasil, como no Estados Unidos, os escravos foramtransportados da África até a América, durante 300 anos, por portugueses, espanhóis, ingleses e holandeses. Nesse período, aproximadamente 12 milhões de africanos foram escravizados. O negócio rendoso para os traficantes de escravos contava ainda com a participação de ciganos, vendedores varejistas dos mercados de negros; dos jesuítas, que o incentivavam, uma vez que os índios não se sujeitavam aotrabalho forçado; e dos próprios negros que no continente africano aprisionavam aqueles que fossem de tribos rivais. No dia 13 de maio de 1888, a escravidão terminara oficialmente com uma “chuva” de pétalas de rosas, no Brasil – último país a decretar seu fim, por intermédio da Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel (1846-1921) –, enquanto nos EUA fora preciso uma guerra civil (1861-1865) paraque houvesse a abolição.
A escravidão na atualidade não se trata mais de compra ou venda de pessoas. No entanto, os meios de comunicação em geral utilizam a expressão para designar aquelas relações de trabalho nas quais as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra a sua vontade, sob ameaças de violência física e psicológica ou outras formas de intimidações.Muitas dessas formas de trabalho são acobertadas pela expressão “trabalhos forçados”, embora quase sempre impliquem o uso de violência. Mas, quais são os motivos que nos levam a crer nessa realidade? Temos que considerar no contexto histórico e social para podermos entender perfeitamente esse assunto.

Na escravidão contemporânea, não faz diferença se a pessoa é negra,amarela ou branca. Os escravos são miseráveis, sem distinção de cor ou credo. Porém, tanto na escravidão imperial como na do Brasil de hoje, mantém-se a ordem por meio de ameaças. Isso acontece também com mulheres e meninas que são capturadas para serem escravas domésticas ou a prostituição forçada. É uma realidade que persiste em perseguir apesar do avanço da modernidade. A dignidade de milhões deaté crianças e adolescentes está sendo desrespeitadas e violadas em se tratando de direitos humanos..
A servidão é o status legal e econômico dos camponeses ("servos") no feudalismo, especialmente no âmbito do sistema econômico da "senhoria" (direitos feudais sobre a terra). Os servos são trabalhadores rurais que estão vinculados à terra, formando a classe social mais baixa da sociedade feudal.À diferença dos escravos, os servos não eram propriedade de ninguém e não podiam ser vendidos, pois não eram como escravos, que eram propriedade dos donos. A servidão implica o trabalho forçado dos servos nos campos dos senhores de terras, em troca de proteção e do direito de arrendar terras para subsistência. Ademais do trabalho na terra, os servos executavam diversos trabalhos relacionados...
tracking img