Coleta seletiva pirambu-se

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
08 a 13 de Julho de 2012 UEFS Feira de Santana - BA

PROPOSTA DE SISTEMA DE COLETIVA SELETIVA SUSTENTÁVEL PARA PEQUENOS MUNICÍPIOS: ESTUDO DE CASO PIRAMBU/SE

Ana Patrícia Barreto Casado(1) Engenheira Civil, Mestre em Desenvolvimento em Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe, Professora do Curso Superior de Tecnologia em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação,Ciência e Tecnologia de Sergipe. Gisela M. Azevedo Brasileiro Engenheira Civil, Mestre em Desenvolvimento em Meio Ambiente, Professora do Curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe. Aline Carolina da Silva Tecnóloga em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2011). Clarita Izabelle Silva Araujo Tecnóloga emSaneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2011). Janaína Teixeira Nogueira Tecnóloga em Saneamento Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (2011). Endereço(1) : Av. Eng. Gentil Tavares da Motta, 1166 – Bairro Getúlio Vargas - Aracaju/SE - CEP: 49.055 260. Brasil - Tel: +55 (79) 3711-3133, Fax: +55 (79) 3711-3108.e-mail: apb_casado@hotmail.com RESUMO A presente pesquisa teve como objetivo principal apontar o sistema de coleta seletiva como uma alternativa viável para a busca da gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos no município de Pirambu/SE. Sendo este sistema parte integrante do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PGIRS). Esta proposta visou valorizar e favorecer aspossibilidades de reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos; gerar renda para populações excluídas, minimizar problemas de ordem sanitária, reduzir impactos ambientais, sensibilizar a comunidade quanto à educação ambiental. Tudo isto conforme preconiza a atual legislação de resíduos sólidos, que obriga os municípios a implantarem a coleta seletiva no prazo máximo de quatro anos, indicando a formação deconsórcios entre os municípios como forma de viabilidade imediata para implantação de sistemas de gerenciamentos sustentáveis dos resíduos sólidos. Comprovou-se com esta a complexidade do gerenciamento de resíduos em um município, mesmo que, de pequeno porte. A adoção de uma política de gerenciamento sustentável para o tratamento e destinação final dos resíduos sólidos deve assegurar a melhoriacontinuada do nível de qualidade de vida da população e a implantação de um plano de coleta seletiva em Pirambu pode ser o primeiro passo para esta conquista. PALAVRAS-CHAVE: resíduos sólidos, sustentabilidade, coleta seletiva.

1- INTRODUÇÃO Os resíduos sólidos (RS) são um dos grandes problemas da atualidade, provocando impactos socioeconômicos e ambientais. A solução para os problemas gerados poresses resíduos pode ser considerada um dos maiores desafios enfrentados pelas autoridades públicas. Franco (1990) explica que essa problemática teve como ponto de partida o crescimento das cidades e a mudança no ritmo e padrão de consumo, acarretando uma geração cada vez maior e diversificada de resíduos, o que acaba por tornar mais caro e complexo o tratamento a ser dado a este problema.

08 a13 de Julho de 2012 UEFS Feira de Santana - BA

Ao Gerenciar os RS de forma adequada, evita-se ou minimiza-se os problemas à saúde e à poluição ambiental, além de manter as características estéticas da cidade e do bem estar para a população, e consequentemente, contribui para um desenvolvimento sustentável (ROLIM, 2000 apud DALTRO FILHO et al, 2008). Nesse contexto, a coleta seletiva (sistemade recolhimento dos resíduos recicláveis e reutilizáveis previamente separados seletivamente, conforme sua constituição) faz parte do plano de gestão integrada de resíduos sólidos de um município. A coleta seletiva de materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados, deixando, portanto, de ir para os aterros, lixões, lotes vagos, estradas, rios, entre outros, é apontada unanimemente como um...
tracking img