Responsabilidade social

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3890 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

[pic]







Maria Rosilane.























FORTALEZA

2012

















PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

[pic]



























FORTALEZA

2012

1 - Apresentação da organização

Eleita a Melhor Distribuidora de Energia do Brasil, a Coelce sedestaca pela qualidade de desempenho ao ofertar energia para todo o Estado. Sua área de concessão abrange os 184 municípios cearenses, que possuem uma população de mais de 8 milhões de habitantes, em um território de 149 mil quilômetros quadrados.
Sua sede está localizada na capital, Fortaleza, com oito unidades principais, entre centros de serviços e de manutenção, e 201 lojas de atendimentoem todo o Estado. É terceira maior distribuidora do Nordeste em volume comercializado de energia, com fornecimento para mais de 2,8 milhões de clientes, dos quais 2,1 milhões são da classe residencial, 5,9 mil da categoria industrial, 151,3 mil comerciais e 35,7 mil institucionais.
Sociedade anônima de capital aberto desde 1995, é controlada pela Endesa, por meio da holding Investluz S.A.,que detém 56,6% do capital total e 91,66% do capital votante. A companhia foi privatizada em 1998 e ganhou o direito de concessão pelo prazo de 30 anos, a partir daquela data. Em outubro de 2007, ocorreu uma reorganização societária da Endesa S.A, sediada na Espanha, que é controladora indireta da Coelce. Desde então as empresas Enel e Acciona assumiram o controle acionário da Endesa S.A.Dentre os projetos sociais a companhia criou em 2007, o Programa de Energia Social. O projeto originou-se da iniciativa de contribuir com uma abordagem social para a redução de perdas em comunidades de baixo desenvolvimento socioeconômico. O projeto se destaca pela negociação de dívidas em condições adequadas de pagamento. Para os clientes e ações de geração de renda, cidadania e responsabilidadesocioambiental. Três linhas de ação caracterizam a iniciativa na qual abrangem ainda outras já existentes com o intuito de reforçar os efeitos das ações adotadas. São: Ações Coelce, Educar para Crescer, Conhecer.
A Ação Coelce abrange as atividades comerciais do tipo atendimento individualizado onde a Coelce vai até aos bairros visitar comunidades e oferecer os seus serviços, tirar e esclarecerdúvida a respeito de conta de energia, tarifa baixa renda, entre outros serviços e ainda integra os projetos socioambientais.
Escola Coelce Caminhos Eficientes que tem como objetivo ensinar sobre u uso racional da energia elétrica.
O ECOELCE Oferece bônus na conta de energia em troca dos resíduos recicláveis. Trata-se de um desconto na conta de energia elétrica do cliente. Quanto maisprodutos recicláveis, for enviado ao posto de coleta mais aumentam os bônus são subtraídos no valor da tarifa. Essa iniciativa social visa à educação do indivíduo em relação ao meio ambiente.
Educar para crescer. A iniciativa forma grupos de trabalho que compõe de pessoas que gostam de artesanato e passam a promover a arte local fazendo fluir diversas fontes de renda. O foco do projetodestina-se na capacitação, geração de renda sustentável e no desenvolvimento de competências. Valorizando o trabalho em equipe a criatividade e o empreendedorismo.
Conhecer. A iniciativa aborda temas como orçamento familiar, culinária para melhor aproveitamento dos alimentos, responsabilidade socioambiental e orientação para o mercado.

2 - Resumo

A preocupação com o planeta intensificou-sea partir dos anos 70 com a crise petroleira, ocasião onde as questões ambientais começaram a ser tratadas de forma relevante e participativa nos diversos setores sócio-econômicos. Preservar o meio ambiente e economizar os recursos naturais tornaram se importantes temas de discussão com ênfase no uso racional destes assim como da energia elétrica. Ainda, o processo de reciclagem é muito...
tracking img