Colegio alsiste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1396 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ste
Colegio Alsiste
Aluna:
Profª: Regina Célia
Turno: Manhã Sala: 08














TRABALHO DE HISTORIA E GEOGRAFIA




















Teresina-PI
ORIGEM DA CAPITAL

Teresina é uma cidade única e, desde sua criação, a capital do Piauí já se diferenciava das demais cidades. Teresina foi a primeira capital brasileira a ter sua construção planejada,ainda durante o reinado de D. Pedro II. É a capital mais quente do país, além de ser a maior cidade do Nordeste fora das áreas litorâneas.
A história da região em que hoje se situa Teresina (Therezina, como era grafada anteriormente) é bastante anterior até mesmo à sua fundação. A região já começou a ser povoada ainda no século XVII, com a chegada de Domingos Jorge Velho com um grupo deBandeirantes na Barra do Poti, estabelecendo uma feitoria e um criatório de gado - uma das principais atividades da época e até hoje, no Piauí - assim surgiu o Arraial do Poti.
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo começou a ser erguida em 1797 e, em 1827, foi criada a freguesia de Nossa Senhora do Amparo. Em 1832, a Barra do Poti é elevada à categoria de Vila, território desmembrado das feitorias de CampoMaior, Valença e São Gonçalo. Em 1850, a Vila do Poti recebeu a visita do presidente da província para uma avaliação das condições de vida da população e, no fim do mesmo ano, é iniciada a construção da nova sede da Igreja de Nossa Senhora do Amparo. Dessa forma, justificam-se muitos depoimentos históricos como o de Monsenhor Chaves que caracteriza Teresina como uma cidade que “nasceu nos braçosda Igreja Católica”.
O surgimento de Teresina esteve ligado à fé da população da Vila Nova do Poti, prova disso é o monumento do Marco de Fundação de Teresina, localizado na Praça Marechal Deodoro (Praça da Bandeira) – localizada em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo -, de onde teriam partido todas as construções públicas importantes da época.
Com sua fundação oficializada em16 de agosto de 1852, Teresina teve seu projeto de criação – de maneira inovadora, em traçados geométricos – elaborado por José Antônio Saraiva – o Conselheiro Saraiva –, governador da província do Piauí e conselheiro real durante o segundo reinado. Conselheiro Saraiva, além de amigo do Imperador D. Pedro II, era um advogado e político experiente, presidiu várias províncias e ocupou ministérioscomo o da Guerra, da Marinha e dos Negócios Estrangeiros.
Foram os planos de Conselheiro Saraiva que trouxeram Teresina à realidade. Enquanto governador da província e conselheiro do reino, ele temia que a desvantajosa posição geográfica da capital na época, a cidade de Oeiras, e a ascensão econômica de Caxias, no Maranhão, pudessem representar graves entraves ao desenvolvimento da província doPiauí. A região escolhida para a construção de Teresina foi a “Chapada do Corisco”, assim denominada por apresentar uma das maiores incidências de descargas elétricas do mundo. Esse foi um ponto geográfico estratégico, pois, além de se situar em um local mais central da província e estar localizada nos limites da estrada que ligava Oeiras às cidades litorâneas, a região se encontrava nasproximidades de Caxias e ainda possuía a navegabilidade de dois rios.


DESENVOLVIMENTO

Econômico
O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Teresina representa cerca 40% do PIB do estado do Piauí, calculado em R$8,7 bilhões (dados de 2009), figurando, consequentemente, como o município mais rico do estado, o o 8o da Região Nordeste, e o 51o município do Brasil com maior PIB.
Na indústria,destaca-se a indústria têxtil e de confecções, que exporta para outras regiões e gera cerca de dez mil empregos. Há ainda montadoras de bicicletas, indústrias de bebidas, medicamentos, química, móveis e cerâmica, entre outras. A construção civil merece destaque por ser um setor em rápida expansão, devido à verticalização da cidade nos últimos 15 anos.
Teresina também possui um dos únicos shopping...
tracking img