Cola materias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Classificação dos aços:
-composição – aço carbono(sem elemento de liga, alto e médio teor de carbono)
- aço liga(baixa liga e alta liga)
-resistência mecânica – aços correntes, de alta resistência, muita alta resist.
-teor em C – hipotetóides(baixo teor em C e médio teor em C), eutetóides, hipereutetóiedes(alto teor em C) -utilizaçao –a aços de construção, aços deferramenta, aços especiais

2)ligas ferrosas serem são bastante utilizadas pq: o ferro é encontrado abundantamente,possui processo de obtenção e fabricação relativamente econômico e são versáteis.

3)algumas características q limitam a aplicação das ligas ferrosas são: densidade relativamente alta, condutividade elétrica baixa e suscetibilidade inerente à corrosão.

4)Ferros fundidos cinzentos emaleável qd tratados termicamente: grafita e ferro branco aquecido, respectivamente. Ferro branco é extremamente duro e frágil,impossível de ser usinado e resistente ao desgaste. Ferro nodular é mais resistente e dúctil e apresenta baixa contração na solidificação
Ferro cinzento é fraco e frágil quando submetido a tração, são eficientes no amortecimento de energia vibracional e possuemelevada resistência ao desgaste. Já o ferro maleável possui resistência alta e ductibilidade considerável.

7)Compare ferro fundidos branco e nodular: ferro branco possui baixo teor de Si e tratado termicamente tem-se carbono na forma de cementita. Nodular possui adição de MG e tratado termicamente tem-se grafita.

6)Diferença entre o latão e o bronze esta na composição, pois o latão é feito decobre e zinco e bronze de cobre e estanho.

7)tipos de aços inoxidáveis: Ferríticos: são magnéticos, Austeniticos:não podem ser tratados termicamente, mais resistente à corrosão, Martensíticos,Duplex:melhor resist.à corrosão q os austen.,PH

8)Termoplástico: capacidade de amolecer e fluir quando submetido a um aumento de temperatura e pressão.Tranformaçao física, são solúveis,fusíveis erecicláveis.Ex: PVC,popopropileno. Termorrígido:são plásticos que com o aquecimento amolece uma vez, sofre o processo de cura(transformação química)tornando-se rígido. Infusível e insolúvel. Ex: borracha
Polímero:substancia caracterizada por uma repetição múltipla de átomos unidos uns aos outros de maneira que mudanças na massa molar por acréscimo ou remoção de unidades monoméricas não altera aspropriedades gerais. Ex: Plástico. Monômero:é uma pequena molécula que ao ligar a outros monômeros dão origem aos polímeros. Ex: hidrocarbonetos. Blenda: mistura física de polímeros, sem ocorrer reação química intencional.

9)Estado cristalino em materiais metálicos e poliméricos: a estrut. Cristalina dos metais tem nº grande de vizinhos e alto empacotamento atômico. Lig. Metálica é ñ direcional Aestrut. Cristalina dos polímeros apresenta moléculas com empacotamento regular. Este comportamento e mais comum em moléculas lineares. Devido as fortes interações intermoleculares os polímeros semicristalinos são mais duros e resistentes.

10)Compare o estado amorfo dos polímeros e dos vidros:no estado amorfo as moléculas dos polímeros estão orientadas aleatoriamente e estão entrelaçadas. Sãotransparentes. Nos vidros não ocorre cristalização durante o resfriamento.Nao existe uma temperatura de fusão cristalina e sim uma temp. de transição vítrea.

11)Estrutura amorfa(ou vítrea) de polímeros: as macromoléculas dos polímeros apresentam pequena mobilidade o q dificulta a sua acomodação rápida a posições energeticamente mais favoráveis. Como conseqüência dessas condições não favoráveis acristalização, esses matérias acabam por se consolidar em sólidos amorfos, onde apenas as distancias entre os primeiros vizinhos dos átomos ou moléculas são fixas, enquanto as longas distancias não há repetitividade da estrutura espacial. Diagrama temperatura X volume: O liquido durante o resfriamento apresenta uma grande mudança no
volume na temperatura de fusão, caracterizando a ocorrência da...
tracking img