Consumismo alienado..

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DIREITOS AUTORAIS RESERVADOS LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998.

ME U S T R ABALH OS ACADÊMICOS
DOMINGO, 29 DE MARÇO DE 2009

Sociologia O CONSUMISMO ALIENADO E OS NOVOS DESAFIOS PARA OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO XXI

RESUMO Consumo, ato e efeito de comprar se tornou um hábito da sociedade moderna, porém esse hábito muitas vezes acaba saindo do controle e virando um vicio perigoso,ainda mais quando se esta vivemos a era da internet, o que torna ainda mais fácil e pratico o ato de consumir produtos e serviços, dos mais diferenciados tipos. É preciso estar atento, para não cair na armadilha perigosa do consumismo desenfreado. Para manter-se em alta nesse mercado de trabalho, chamando a atenção dos consumidores é preciso estar atento e inovar sempre. Palavras-chave: Consumo.Internet. Alienação.

1

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho irei abordar o tema consumismo alienado com ênfase nas contradições que o consumo desenfreado pode causar na vida das pessoas e a facilidade que encontramos em localizar qualquer tipo de produto ou serviços, através da rede mundial de computadores, a internet. Os cuidados que se deve ter para não cair no ciclo vicioso do consumismo, ondeacaba-se comprando produtos e serviços desnecessários. Também será abordado os novos desafios para os profissionais do século XXI, focando nas habilidades necessária, para que os profissionais consigam se manter vivos nesse novo mercado, cheio de mudanças e desafios.

2

CONCEITO

DE

COSUMO

Consumo é a ação ou efeito de consumir, comprar produtos ou serviços de forma necessária, paraabastecer as necessidades. O ato de consumir é um ato de prazer de necessidade interna e externa é obter produtos que possuam real significado e utilidade dentro de suas reais necessidades. Quando nos referimos a produtos e serviços de real necessidade, não nos referimos somente a produtos e serviços para a sobrevivência, mas também dos que facilitam e ajuntam no crescimento humano e esses podem variarde cultura para cultura e por indivíduos. Segundo Arruda e Martins (1993, p.15) “O ato do consumo é um ato humano por excelência, no qual o homem atende suas necessidades orgânicas (de subsistência), culturais (educação e aperfeiçoamento) e específica”. Quando consumimos algum produto, estamos sendo motivados pela emoção e pela necessidade.
No ato de consumo partimos como pessoas inteiras,movidas pela sensibilidade, imaginação, inteligência e liberdade. Por exemplo, quando adquirimos uma roupa diversos fatores são considerados: precisamos proteger nosso corpo; ou ocultá-lo por pudor; ou “revelá-o” de forma erótica; usamos de imaginação na combinação das peças, mesmo quando seguimos as tendências da moda; desenvolvemos um estilo próprio de vestir; não compramos apenas uma peça, poisgostamos de variar as cores e os modelos. (ARANHA; MARTINS, 1993, p.15.).

Um exemplo disso é a necessidade de comprar um carro novo, para trocar o antigo que já está ficando velho ou com um bom tempo de uso e difícil de guiar (IGF, 2009). O consumo acaba sendo um meio para satisfazer uma necessidade necessária, mas nem por isso acaba tirando do individuo a possibilidade de escolha individual, mesmodiante de influencias externas.

3

CONCEITO

DE

COSUMISMO

E

CONSUMO

ALIENADO.

O consumismo é o ato de consumir, comprar produtos ou serviços, sem necessidade e consciência, com isso as pessoas compram mais coisas do que

realmente

necessitam.

Existem pessoas que cobram por impulso ou para firmar sua identidade. Mas para a maioria o ato de comprar preenche lacunaemocional. (VOCÊ S/A, 2006). Dessa forma o consumo se torna alienado. Segundo Contrim (1994, p.29). “[...] alienação é o processo pelo qual os atos de uma pessoa são governados por outros e se transformam em uma força estranha colocada em posição superior e contrária a quem a produzir”.

Como no exemplo de consumo, podemos afirmar que consumo alienação é comprar um carro novo sem necessidade, só...
tracking img